terça-feira, maio 24

we're better together...


Andam por aí alguns espirituosos mortinhos por saber se aqui a menina (esta é para o micróbio) sobreviveu ao banho de civilização do fim de semana em Lisboa!



Nem sempre gostei de Lisboa!
Quando era mais chavalita associava Lisboa a uma ideia de separação, um sítio para onde iam aqueles que saíam de casa! Lisboa tornou-se uma espécie de limbo para filhos de pais separados!
Hoje, e passados tantos anos de idas à cidade das alfaces, Lisboa é para mim encontro, reencontro, amizades, amores, colinas, calçadas, escadas e escadinhas (‘é isto tudo até lá acima? Acho que entretanto morro! ’)...



Tinha pensado fazer uma série de coisas durante o fim de semana, e, sem dar por isso, acabei por fazer muito mais coisas do que estava a contar o que me deixou regressar com uma sensação de, eu sei que isto parece pretensioso, mas arranjem-me uma palavra em português que transmita a sensação de ‘fullfilment’...





Dois concertos muito diferentes...
Nitin Sawhney consegue que nos deixemos invadir pelas sonoridades e melodias das tablas, dos cantos, das imagens, de tal forma que nos sentimos completamente enfeitiçados (meio em transe, não foi?)!

Jack Johnson carrega o sol e a praia na alma e trá-los até nós pelas suas músicas simplesmente bonitas, quentes, aconchegantes! Dá vontade de abraçar, dar um mergulho, enterrar os pés na areia!
Foi muito especial este concerto...

‘MMM it’s always better when we're together
Look at the stars when we're together
Its always better when we're together
Yeah, its always better when we're together’





Magia
O Bairro Alto tem uma vibração especial!
Para quem gosta de andar na rua, beber um copo em pé ao ar livre...conversar, ver as maiores figuras a passar na rua, assistir a um espectáculo alternativo de uns tipos a espancarem as guitarras, há de tudo...

(merecido) descanso no Chiado








ps. parece-me que terei que voltar em breve...

28 Comments:

Blogger mdm said...

Pois eu ando sempre com uma ida a Lisboa agendada!!!
Saudades daquelas cores!

11:44 da manhã  
Blogger M said...

Então, fulfilment é preenchimento. Foste tu que tiraste essas fotografias? Ficaram giras, e não me lembro de alguma vez ter visto essa sereia.

11:52 da manhã  
Blogger Ricardo M. said...

Tanto que eu gosto de ver estes posts :)

Adorei :)

12:34 da tarde  
Blogger Rubim said...

Cidade de mil encantos ... e recantos.

bjs

12:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que Lisboa é bem mais agradável ao fim de semana, é mais calma.Despertamos para outros pormenores.

12:57 da tarde  
Blogger Freddy said...

"Lisboa menina e moça..."

E mais:

"Lisboa cheira aos cafés do Rossio
E o fado cheira sempre a solidão
Cheira a castanha assada se está frio
Cheira a fruta madura quando é verão.

Nos lábios tem o cheiro de um sorriso
Manjerico tem o cheiro de cantigas
E os rapazes perdem o juizo
Quando lhes dá o cheiro a raparigas.

Lisboa gaiata, de chinela no pé
Lisboa travessa, que linda que ela é,
Lisboa ladina, que bailas a cantar,
Sereia pequenina que Deus guarda ao pé do mar.

Lá vai Lisboa
Com a saia côr do mar
E todo o bairro é um noivo
Que com ela vai casar.

Lá vai Lisboa
Com seu arquinho e balão
Com cantiguinhas na boca
E amor no coração.

Olhó cochicho que se farta de apitar
Ripipipipipipi e nunca mais desafina
Rapaziada quem é que quer assoprar
Ripipipipipipi no cochicho da menina.

Que negra sina ver-me assim
Que sorte vil e degradante
Ai que saudades sinto em mim
Do meu viver de estudante

Ai chega, chega, chega a minha agulha
Afasta, afasta, afasta, afasta o meu dedal
Brejeira não sejas trafulha
Ò linda vem cozer o avental (Ó paizinho que eu não consigo)

Ai chega, chega, chega a minha agulha
Afasta, afasta, afasta, afasta o meu dedal
Brejeira não sejas trafulha, ai não
És a mais bela fresca agulha em Portugal

Santo António já se acabou
E o S.Pedro está-se a acabar
S.João, S.João, S.João,
Dá cá um balão para eu brincar.

Ó-i-ó-ai, fui comprar um manjerico
Ó-i-ó-ai,fui daqui pr'ó bailarico
Eu tenho uma gaiata aqui dependurada
Que tem mesmo a lata lá da namorada

Olhai senhores,
Esta Lisboa de outras eras
Dos cincos reis das esperas
E das toiradas reais,
Das festas, das seculares procissões
Dos populares pregões matinais
Que já não voltam mais.

Lisboa, andou de lado em lado
Foi ver uma toirada
Depois bailou, bebeu
Lisboa, ouviu cantar o fado
Rompia a madrugada
Quando ela adormeceu.

Um craveiro, uma água furtada
Cheira bem, cheira a Lisboa
Uma rosa a florir na tapada
Cheira bem, cheira a Lisboa
A fragata que se ergue na prôa
A varina que teima em passar
Cheiram bem porque são de Lisboa
Lisboa tem cheiro de flores e de mar."

Sou do Puorto mas gosto muito mas muito de Lisboa...

Viajada Amie, és uma verdadeira cidadã de Portugal...

1:53 da tarde  
Blogger Sara MM said...

A palavra que querias são duas: Satisfação plena!
Mas Lisboa não tem outra traduçao, é Lisboa! Aos fds, quando a luz é a ideal, o calor está no limite do óptimo, tudo está calmo mas tudo é A cidade... tudo é Lisboa. Não há nada igual!

1:57 da tarde  
Blogger Poor said...

Conchita, eu também, não só por causa das cores!:)

Mariana, acho que ainda não é bem isso, fullfilment é mais forte!Sou eu a grande mestre fotográfa sim!Essa sereia pavoneia-se em frente ao Luis Vaz pelo chão!já não há decência!:)

Carlos, desculpa (desnecessariamente) aceites!um ps só para si: eu não percebo puto de futebol!;)

2:19 da tarde  
Blogger Poor said...

Bordas, ainda bem, que bom ler isso!tu tb estás todo catita no teu equipamento vermelhusco!:)

Papa-figos, pois, esses recantos são de perdição!:)

voudaquiparaali, pois, começamos a olhar para o chão, por exemplo e apreciamos a calçada!:)

Freddy, que belo elogio!Para a próxima vens comigo!!!:D

2:21 da tarde  
Blogger CLIK said...

Esta Lisboa que eu gosto!!!
não podemos viver demais com ela...nem sem ela...

2:39 da tarde  
Blogger kiko said...

auto-realização, preenchimento... talvez por aí! Quanto à cidade das alfaces... é um misto de individualismo e de encanto natural que me atrai nessa pequena vila :D:D Se tiveres interessada em continuar a manta de retalhos, está à vontade, serás a próxima!

2:46 da tarde  
Blogger VdeAlmeida said...

Só espero saber da próxima no antes :-)

3:18 da tarde  
Blogger GoncaloCV said...

VOLTA SEMPRE!

4:03 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Para mim, Lisboa é uma das mais bonitas cidades do mundo.
Pode ser um defeito de ser português, apesar de ser do norte, mas é aquilo que penso e já estive em mais de 30 países.
Um abraço

4:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lx cá te espera.
Boa foto-reportagem

Kiss

5:06 da tarde  
Blogger Nuno said...

Olha... se não é o Luiz Vaz a p/b... bem, e essa na diagonal é o auge! LOL

Eu amo esta cidade. Porque é minha. E porque a descubro de cada vez que saio de casa.

5:18 da tarde  
Blogger nunocalvin said...

Ainda bem que gostaste aqui do burgo. E uma visitinha a Cascais/Estoril?! Sou alfacinha mas adoptei a Linha para viver. Mais calmo, ainda mais bonito.

6:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amie, adorei as tuas fotos. Eu às vezes apanho o 28. Demora tempo com'ó caraças, mas é sempre emocionante. Fiquei com a sensação de que andaste pelos "meus" sítios e de que gostaste, e de que soubeste olhar para eles (passe a presunção minha de avaliar o que quer que seja...)
Lisboa tem ganho nessa zona uma certa atmosfera que concilia o tradicional, o belo, o multi-étnico e o moderno, e onde um tipo se sente bem a flanar. (Devida vénia ao Siza). Claro que a vida quotidiana é apressada, mas a malta mantém um certo espírito.
A sereia é feita de paralelipípedos. Mas a ti, conta-nos, não te terá Luís Vaz piscado o seu bom olho?!

10:48 da tarde  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Ai... Lisboa... minha Lisboa...
E Sintra... SEMPRE!

11:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lisboa, amie, é indiscutivelmente uma das cidades mais bonitas da Europa.nasci e vivi lá até aos 29 anos.
quando voltares,apanha o eléctrico 28 e sai no miradoro de Sta Luzia,para beber algo naquelas esplanadas por cima do Tejo e de Alfama. depois sobe até ao Largo da Graça e vai ao miradoro. é uma das vistas mais bonitas que conheço para o castelo, a baixa toda e a colina em frente com o convento do Carmo. se for ao fim do dia melhor, a luz é indescritível. quando fazia inter-rail sempre procurei algo parecido e nunca encontrei:)
beijo grande
riquita

1:03 da manhã  
Blogger Poor said...

Sara, Lisboa tem outra luz sim senhora!:)

Clik, sabes, é que é isso mesmo, um justo equilíbrio!

Quiosk, não sei se possuo o calibre literário que o projecto pretende, mas não recuso convites!:)É uma ideia muito gira!

Birdie, porquê? vens ter comigo ao chiado?:)

G!, O mais possível, já penso na próxima!:)

Armando, do ainda muito pouco que conheço desse mundo, também acho que Lx. está num top!

10:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tal como o Porto, Lisboa é outra das cidades onde morei. E tal como me acontece quando leio posts sobre o Porto, este teu post sobre Lisboa, trouxe-me recordações, deixou-me nostálgica. O Porto é uma cidade de sentimentos fortes (tanto os bons como os maus). Lisboa é mais alegre, é luminosa. Adoro Lisboa. Talvez volte... um dia.

10:53 da manhã  
Blogger Poor said...

T?, my man, quando uma jola no Bairro Alto?:)

nuno, já aqui alguém falou nos recantos de Lx. esses são os melhores de serem descobertos!:)

Dr. scrubs, isso vai ter que ficar para uma próxima vez, mas tb conheço algumas paragens da Linha!

frog, houve uma altura em que disse que seria incapaz de viver em Lx., hoje já não digo isso!

piotr, eu adoro a tua zona...o Luiz talvez tenha piscado o olho, o que está aberto!:)

riqui, a fotografia do interior do eléctrico foi tirada no "28"!;)

angelina, tens que experimentar um fim de semana revigorante em Lx.!:)

11:10 da manhã  
Blogger Maria Heli said...

Mais um bom café de palavras e imagens!
bom fim de semana

8:13 da tarde  
Blogger kiko said...

Pois então, após o Pepe Santiago, não temos pretendentes (a não ser nós)! Podias ser tu! Ficava já combinado! :D

8:55 da tarde  
Blogger Miguel de Terceleiros said...

A manta de retalhos está aberta a toda a gente... Teríamos muito gosto que participasses. Não consigo perceber que história é essa de não teres calibre literário :D

9:00 da tarde  
Blogger laura said...

Acho bem que voltes, que esta cidade é linda(e, atenção, que eu sou do distrito de coimbra). E quando voltares, vê lá se ligas ao pessoal! :)

7:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info
»

7:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

|