quarta-feira, maio 18

Pelos caminhos da Tugalândia!

Sempre adorei 'peixeiradas', reportagens com populações enfurecidas por não serem concelho, piropos (epá, que eufemismo!) a arguidos, gente que corta estradas, acho demais...
Não que concorde especialmente com a técnica da gritaria para fazer valer os direitos de cada um, ou que fosse necessário regressar aos tempos de justiça popular (se a malta do Aleixo pusesse as mãos em cima daquela avó e pai, nem vos digo...), mas acho giro ver, desde que ninguém se magoe, claro!
Gosto dos sotaques cerrados, das caras aparvalhadas do jornalistas, dos inconvenientes ditos em directo, sim, porque nunca vi como agora, tudo dá direito a um directo!
Reparem que são muito poucas as notícias que não nos proporcionam um directo!
Eu estou mortinha por ver este!
Pois é, a malta de Canas de Senhorim revoltou-se, outra vez!
Espero que seja tão bom como uma das últimas manifestações em que uma senhora alapou-se no meio da estrada envergando um cartaz com os seguintes ditos: Este é o nosso Timor!
Mas é preciso dizer mais alguma coisa?
Adoro o meu país!


Comemorações futebolísticas também estão no top das minhas preferências, e que me desculpem os leitores mais a sul, mas os adeptos da minha terra batem qualquer um!
Mas hoje já estou a ver a conversa dos jornalistas à porta de Alvalade:
-" Então, veio ver o jogo? (nível de erudição jornalístico extasiante!)
- SPOOOOOOOOOOORTING, SPOOOOORTING!!!
- Acha que o Sporting vai ganhar?
- SPOOOOOOOOOOOOORTING, SPOOOOOOOOORTING!
- Reparo que trouxe um pequenito consigo, também é adepto do Sporting?
- VAMOS GANHAR, Fod...!!!!!!!!!
- Qual acha que vai ser o resultado?
- O LIEDSON É O MAIOOOOR!SPOOOOOOOOOORTING!
- Bom, desejo-lhe um bom jogo!
- 7-0, vamos ganhar 7-0!"
ps. nisto são tooodos iguais!Boa sorte para o Sporting, hoje a malta é tuga (um dia ainda hei-de escrever sobre isto dos tugas!)

25 Comments:

Blogger mdm said...

Neste sul diz-se "Verde", "Verde", "Verde"!!!!!

10:33 da manhã  
Blogger Freddy said...

Estou a cagar-me para o Sporting...

E Olivença???

OLIVENÇA É NOSSA!!!
OLIVENÇA É NOSSA!!!
OLIVENÇA É NOSSA!!!
OLIVENÇA É NOSSA!!!
OLIVENÇA É NOSSA!!!

E essa é a grande questão de luta nacional...

10:41 da manhã  
Blogger M said...

:D :D :D Especatcular o teu post, é que é exactamente assim!!

E eu também me lembro dessa histérica a gritar "Isto é um Timor autêntico!" Sim, aquilo porque ela estava a passar era em tudo igual ao massacre de Timor...

11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nas manifestações futebolísticas é impossivel deixar esquecido o grande Fernando: "O meu pai é o Pinto da Costa!"
:)

Saudações e Força Sporting! (hoje não pode haver clubite)

11:11 da manhã  
Blogger Periférico said...

Querida amie,

se fosse a ti fazia já um directo aí do teu local de trabalho a reclamar pelas más condições em que estão os elevadores, más condições essas que podem prejudicar a produtividade e sanidade mental dos funcionários ;-)

Podes sempre colar um papel na porta do elevador a dizer:"Este é o nosso Timor"!;-) Achas que sortirá efeito?

Beijinhos

11:14 da manhã  
Blogger kiko said...

Que ganhe o da casa... já que o Glorioso está em obras...

Estamos à espera do post sobre os tugas!

11:44 da manhã  
Blogger GoncaloCV said...

O meu directo favorito aconteceu há alguns anos, nos primórdios da TVI. Foi tão bom que nunca mais ma esqueci.

"Estamos aqui em Casal de Cambra em directo para o jornal da tarde da TVI onde o telefone deste pacato café se incendiou de um momento para o outro. Então conte lá Sr. Joaquim o que é que aconteceu? - Bem eu estava ali tranquilo a lavar uns copos, a Maria a servir uns cafés quando o café se incendiou do nada. Pronto aqui fica o apontamento de reportagem...."

Fiquei estupefacto em frente ao televisor. Sinceremante não me lembro se era em Casal de Cambra, mas a história é verídica 100%. Bjs

12:40 da tarde  
Blogger GoncaloCV said...

Liedson resolve?

12:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelente visão da "tugalândia"!
E já agora....
Que o "meu" Sporting esteja à altura de erguer a taça.

1:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"os adeptos da minha terra batem qualquer um!"
Eu primeiro li "batem em qualquer um", e não fiquei muito tranquilo...

Amie no seu melhor. Escreve mais sobre os tugas, sim, dá para uma bela série!

1:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por estas e por outras é k adoro este paisinho de pessoas pacatas até aparecer uma camera de televisão!

E nada como um jogo de futebol para trazer o melhor de cada um ao de cima
"Somos campiões, caralho! PUUOOORTTOO". Quem n se lembra, em directo...

Kiss

1:52 da tarde  
Blogger Rubim said...

Spooooooooooorting !

e bjs

3:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

amie obrigada pela preocupação, isto vai de vento em popa, que não há tempo para desgraças.

pois hoje estamos todos com a lagartagem :( força p'ra eles!!!

tenho um mail giro sobre os tugas:

Ser Tuga é.. Levar o arroz de frango para a praia.
guardar aquelas cuecas velhas para polir o carro
Criticar o governo local mas jamais se queixar
>oficialmente.
Ladies night à quinta.
Ter tido a última grande vitória militar em 1385.
Enfeitar as estantes da sala com as prendas do casamento
Guiar como um maníaco e ninguém se importar com isso.
Viajar para qualquer país e encontrar outro Tuga no
> restaurante.
> Ter folclore estudantil anual por causa das propinas.
> Ninguém saber nada do nosso país excepto os Brasileiros e os
> Espanhóis que gozam dele
> Levar a vida mais relaxada da Europa, mesmo sendo os
>últimos de todas as listas
Ter sempre marisco, tabaco e álcool a preços de saldo.
>Receber visitas e ir logo mostrar a casa toda
>Dar os máximos para avisar os outros condutores da polícia
> adiante.
Ter o resto do mundo a pensar que Portugal é uma província
> espanhola
>Exigir que lhe chamem "Doutor" mesmo sendo um Zé Ninguém.
>Passar o domingo no 'shopping'.
Tirar a cera dos ouvidos com a chave do carro ou a tampa da
esferográfica
Açaçinar o Purtuguez ao esqurever.
>Ir à aldeia todos os fins-de-semana visitar os pais ou
>avós.
>Gravar os "donos da bola".
>Ter diariamente pelo menos 8 telenovelas brasileiras na tv.
>
>Já ter "ido à bruxa".
>Filhos baptizados e de catecismo na mão mas nunca por os
>pés na igreja.
>Ir de carro para todo o lado, aconteça o que acontecer.
Ter evacuado as Amoreiras no 11 de Setembro 2001.
>Não ser espanhol
>Lavar o carro na fonte ao domingo
Não ser racista mas abrir uma excepção com os ciganos.
Levar com as piadas dos brasileiros, mas só saber fazer
> piadas dos alentejanos
>Ainda ter uma mãe ou avó que se veste de luto.
>Ter a mãe ou a avó com Maria no nome.
Ir a Fátima com a família pelo menos uma vez por ano.
> Viver em casa dos pais até aos 30.
>Acender o cigarro a qualquer hora e em qualquer lugar sem
> quaisquer preocupações.
>Ter bigode e ser baixinho(a).
>Conduzir sempre pela faixa da esquerda
>Ter três telemóveis.
>Jurar não comprar azeite Espanhol nem morto, apesar da maioria do azeite vendido em Portugal ser Espanhol.
Deixar a telenovela a gravar.
>Organizar jogos de futebol solteiros e casados
>Ir à bola, comprar "prá geral" e saltar "prá central"
>Gastar uma fortuna no telemóvel mas pensar duas vezes antes
> de ir ao dentista.
>Super-bock, tremoços, caracóis e marisco
>Cometer 3 infracções ao código da estrada em 5 segundos.
Não ser brasileiro
>Algarve em Agosto.
Ir passear de carro ao domingo para a avenida principal
>Ser adolescente e dizer "prontos" no fim de cada frase

desculpa a "ocupação de espaço"

beijos
riqui

5:13 da tarde  
Blogger Miguel de Terceleiros said...

Portugal no seu melhor, mas não pensemos que temos exclusividade em parolice, experimentem ver o Jay Leno e o Conan O'Brien, tem uma colecção de cromos!!!

Portista de gema mas hoje sou verde da cabeça aos pés.

Essa dos Tugas... tens que escrever, com a tua capacidade crítica vai ficar fantástico!

6:26 da tarde  
Blogger Ricardo M. said...

Eu tou no estrangeiro há quase 2 anos a finalisar o meu curso e lamento muito, mas muito mesmo ver que os tugas não se adaptam nada... no estrangeiro vivem como se tivessem em Portugal. Em Portugal fazem-se passar por aquilo que não são... baahhhh, povo de treta.

10:57 da tarde  
Blogger Duarte said...

Eu prefiro a peixeirada em rodízio. Há aqui umas tascas que o fazem divinalmente!

11:07 da tarde  
Blogger Poor said...

Conchita, hoje já nem por isso, parece que vocês vão continuar policromia!

Freddy, a luta continua!:)

Mariana, essa do "isto é o nosso timor" era indescritível!!!

carriço, e acho que a mãe era o Mourinho!!:)

Periférico, acho que não teria grande impacto!:)

9:19 da manhã  
Blogger mdm said...

Ops! Não correu bem como esperava!

9:19 da manhã  
Blogger Poor said...

Quiosk, tenho que me inspirar!Vou só ali ver a Tvi mais uns dias, e se no fim sobreviver, então penso ter recolhido material suficiente!:)

G!se isso não fosse em Casal de Cambra era no Entroncamento!:)Cafés que se incendeiam do nada é assunto nacional!
ps.a fotografia foi o que se arranjou!(hoje vejo que adiantou pouco!)

nelson, benvindo, e lamento não ter estado à altura!:)

piotr, aqui no Porto somos da PAZ!Só de vez em quando é que é preciso dar uns cascudos!

T?, e mai nada!Somos cámpiões!É do melhor, a sério...

9:24 da manhã  
Blogger Poor said...

Carlos, foi mais 3-1 afinal..desgraceira!

Papa-figos, pois, sabes que podes sempre mudar de clube!(ih ih ih)

Riqui, já conhecia esse email, e tem uns pormenores muito bem apanhados, obrigada por o pôres aqui à vista dos leitores!

Miguel, benvindo, sim, o Jay Leno também reúne uns personagens, mas os melhores, os mais incríveis estão no programa do Jô Soares!

bordas, eu reconheço imensas qualidades ao nosso país!Mas só as desgraças é que dão para rir, ao menos para isso!Ficas por aí então?
ps. eu também vivi fora e não concordo muito com essa de os portugueses não se adaptarem!experiências diferentes!

duarte, manda aí uns nomes, que peixe em rodizio marcha sempre!:)

frog, é bom ver que ainda manténs esperança...

concha, buenos dias..opá, não deu, não deu!:)

9:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Também gosto muito de Portugal, agora jornal da TVI nem pensar, ehehhe.Bom texto amie.

12:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bom fim de semana. vem que por cá tá um calor espectacular.
beijocas

riqui

3:46 da tarde  
Blogger GoncaloCV said...

SPOR.....! (silêncio sepulcral)

Continuo a preferir o vermelho

5:50 da tarde  
Blogger VdeAlmeida said...

Bolas! Ainda me estou a recompor!
(gosto mais de apreciar arte que de manifestações! loooool!!)

6:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sportem!!! Sportem !!! Em lisboeta é assim.
Pim

6:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|