sexta-feira, maio 6

serviço público # 2

Divulgar a Arquitectura Portuguesa
Nova Geração de Arquitectos em Destaque

Sábado, 21 de Maio de 2005
A arquitectura vem ganhando nos últimos anos um lugar de destaque, não só para os profissionais da área, mas para todos os que apreciam as cidades, a sua evolução histórica e a contemporaneidade...a arquitectura em geral.
Mas quem gosta de arquitectura não encontra os meios adequados para a poder visitar, usufruindo-a em toda a sua plenitude.
Por isso a CULTOUR (Organização de Percursos Criativos), dando continuidade ao seu projecto de divulgação da arquitectura portuguesa contemporânea, vai realizar mais uma visita, desta vez direccionada para a apresentação de uma nova geração de arquitectos.
Cristina Guedes e Francisco Vieira Campos* são os arquitectos que irão orientar a visita pedestre que terá início na Faculdade de Belas Artes doPorto, com uma visita ao Pavilhão de Oficinas, seguindo-se a Ribeira deGaia, Bar do Cálem.
O fim do percurso terá lugar no Porto, já no Café doCais.
O circuito terá lugar no próximo dia 21 de Maio (sábado) com início previsto para as 9.45h e termino pelas 13.30h as inscrições deverão serfeitas até 9 de Maio através do site www.cultour.com.pt

Este percurso realiza-se na sequência do inúmero sucesso de visitas anteriores, nomeadamente a mais recente, aos Estádios do Dragão eMunicipal de Braga, que contou com a presença do arquitecto Eduardo Soutode Moura.

*NOTA
Licenciados pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto,Cristina Guedes e Francisco Vieira Campos representam uma nova geração de arquitectos, tendo estagiado com Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto deMoura, respectivamente. Com atelier aberto desde 1991, foram responsáveispor várias obras e projectos, dos quais se destacam o primeiro prémio obtido no concurso promovido pelo IPPAR para a Escola de Arqueologia doFreixo no Marco de Canaveses e o primeiro prémio no concurso para os Arranjos Exteriores do Bairro Pio XII no Porto.

ps. recebido por email

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

psst, queres chegar aqui?

3:15 da tarde  
Blogger João Mãos de Tesoura said...

Sou um apaixonado por arquitectura; devia ter tirado esse curso mas hesitei na escolha! Desde os meus professores até ao psicotécnico tudo apontava a "arquitectura". Hoje sei que o terei de fazer um dia só pelo gozo e para não ter "ses"! :)

Deves ser arquitecta e isto não será novo para ti mas não posso deixar em claro 2 revistas para quem aqui passa:

Architectural Digest: http://www.architecturaldigest.com/magazine/currentissue/

e

Architecture d'aujourd'hui: http://www.jeanmichelplace.com/fr/revues/fiche.cfm?ProduitCode=13

Quanto ao Siza, perdoa-me, reconheço-lhe mérito... mas nem tanto... contudo, quem sou eu para avaliar? Prefiro, de longe, o Norman Foster e outros. Acho que a escola do Porto tem mais influência política do que artística; um bom exemplo é a própria cidade do Porto, o caos urbanístico que tem (adoro o Porto, estudei aí!). Queres pior cartão de visita do que a obra social do Siza na Rua da Boavista, fica a meio e do lado direito de quem desce da Praça da República para a Praça Mousinho da Silveira (a da Boavista). E a faculdade de arquitectura... que tem salas com portas mínimas e colunas a meio das salas de aulas... poupem-me!
Quando o Siza projectou o Pavilhão de Portugal na Expo (que agora está à venda e ninguém lhe pega) desenhou, de facto, uma pala lindíssima. O resto do edifício parece do estado novo. Contudo, quando chove a pala transforma-se em piscina e não tem escoamento caíndo em cascata... sem solução!
Volta Frank Lloyd Wright, a falta que cá fazes! ;)

3:29 da tarde  
Blogger Periférico said...

Amie estás mesmo a precisar do fim-de-semana ;-)!

Beijos

5:24 da tarde  
Blogger kiko said...

Interessante, vou ver se vou!! :D

6:08 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Bom fim de semana, Amie.
Um abraço

6:17 da tarde  
Blogger Poor said...

uma delas, já cheguei!quem quiser que chegue também!Força, não se inibam!

joão, também adoro FLW, é dos meus preferidos!Gosto de alguma da obra do Siza, é um excelente arquitecto!:)Mai nada

Periférico, nem sempre é possível manter o nível intelectual que mereces!Há dias assim, copy paste!
E não digas que nunca mais me comentas...:D

Quiosk, vamos?

Armando, obrigada!:)

6:38 da tarde  
Blogger Maria Heli said...

Que excelente sugestão, Amie! E depois andar a pé pelas cidades é a melhor forma de as conhecer e, de preferência, de cabeça levantada para que possamos ver o que normalmente não olhamos.
bjo
bom-fim-de-semana

7:04 da tarde  
Blogger peciscas said...

Parece ser uma proposta aliciante para quem se situa na área.

10:48 da tarde  
Blogger Humor Negro said...

Digam o que disserem, façam o que fizerem, depois de Cassiano Branco isto tornou-se um deserto. Abro uma pequena excepção ao Sotto Moura, mas nunca o farei para Siza - a expressão última da depressão crónica portuguesa em forma de arquitectura.

12:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

arquitectura "não é a minha praia",a única coisa que me lembro de me ter impressionado foram as obras de Ghaudi.desculpa, eu sou de ciências médicas e em relação a interesses extraprofissão, vão para coisas mais fúteis e leves lol.
assim sendo, desejo-te um óptimo fim de semana.
um beijo
riquita

10:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

|