quinta-feira, novembro 17

Nunca fui muito adepta de coleccionar coisas. Bom, tirando aquelas típicas de cromos (que era o avô que oferecia) e 'folhinhas queridas' (alguém se lembra desta desginação?) nunca coleccionei nada a sério.
Houve uma altura em que tentei coleccionar etiquetas de roupa.
Não comecem já a revirar os olhos, não é nada fútil!!!
A Zara tinha aparecido recentemente e tinha umas etiquetas muito bem feitas, com desenhos bem originais.
Claro que tinha espetada, no quadro de cortiça do quarto, uma etiqueta de um par de calças Levis, o que, naquela altura, conferia um certo status no que respeita a níveis de 'coolness'. Com o tempo, as etiquetas passaram a ser todas iguais, estilizadas, minimalistas, sem graça e baças.(tenho que descobrir onde estão as antigas para vos mostrar um dia!).
Tirando isto, até confesso que sou um bocado alérgica a colecções!
Então aquelas, que são tipo: o tabuleiro de xadrez com jogadores de futebol, os dedais da renaissance, sempre devidamente acompanhadas de expositores para encafuar lá os pequenos terrores e espetá-los à vista de todos, não suporto.
Neste momento, a única coisa que posso dizer que colecciono são os dvds do Hitchcock que têm saído no Público, até porque são muito apresentáveis e vêm com um livrinho com história e fotografias do filme.
Há, contudo, uma coisa que se tem tornado um bocadinho obssessiva: POSTAIS!
Posso afirmar convictamente que no tempo em que morei fora (e já lá vai algum tempo) aquilo em que gastei mais dinheiro foi mesmo em cigarros, telefone e postais.
Cá ainda não havia a proliferação de postais [gratuitos] que há hoje (e que eu agradeço) e muito menos lojas inteiras dedicadas a estes bocados de cartão artístico.
Mostro-vos a minha última aquisição, desta vez gratuita.
Local: Rivoli, ontem à noite!

ps.quando me lembre de organizar os milhões que já tenho, tento mostrar-vos aqui os melhores.Já agora, aceitam-se sugestões para o que fazer com eles.

37 Comments:

Blogger Unknown said...

muito giro. eu nao colecciono absolutamente nada. talvez coleccione bebedeiras...


o rivoli tb é muito fixe. bom gosto, sim senhor!

12:09 da tarde  
Blogger Naked Lunch said...

quadros, podes fazer quadros com eles... fiz um com esses gratuitos que fui apanhando por aí, fica bem: as misturas de cores, uma ou outra frase mais significatica. dá para uma série de possibilidades...

abraço

12:27 da tarde  
Blogger disparosacidentais said...

concordo por inteiro com a/o naked lunch: collages. podes sempre fazer collages e refazê-las consecutivamente.

12:35 da tarde  
Blogger Cerejinha said...

Não me arranjas um postal desses???É que a minha única "colecção" tem mesmo a ver com corações...(uns partidos, outros nem por isso;uns furados, outros bem cheios...enfim!)
;-)

1:04 da tarde  
Blogger Maria João Resende said...

Põe-nos de molho em água durante um bocadinho, até amolecerem ligeiramente, e depois, usando cola branca, forra tudo o que te apetecer: livros, mesas, tabuleiros, molduras, móveis ou até paredes, porque não?
(tbém adoro postais, marcadores, e afins, mas quando vais para mais crescida começas a ter que optar: ou as coisas, ou o espaço para viver ...! Cheguei a pensar comprar um palácio para colocar tudo o que gostava de coleccionar, mas a minha conta bancária desaconselhou-me vivamente)

1:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não faças nada. Deixa-os amontoados e "inúteis", como os imagino, numas caixas de sapatos, e redescobre-os ao acaso em momentos perdidos ou partilhados.
P.

2:10 da tarde  
Blogger panamá said...

Oh my goodness: "As folhinhas queridas!" quem não se lembra? Lindas de morrer! A minha única colecção, mesmo! Beijos, minha rica jóia:)

2:19 da tarde  
Blogger izzolda said...

"Folhinhas queridas"! Lembro-me tão bem! Havia pessoas mesmo obsessivas com essa colecção. Eu também coleccionei, mas fui moderada porque sempre tive pouca paciência para grandes organizações :) Também cheguei a juntar alguns calendários, horários e autocolantes. Para cromos nunca tive grande paciência nem capital. Hoje em dia, cheguei à conclusão que tinha de ser moderada ao guardar, porque tenho tendência para acumular demasiada coisa, principalmente papelada (sem coleccionar nada em especial). No fundo, tenho uma grande colecção de todo o tipo de papeladas de que goste.

2:44 da tarde  
Blogger izzolda said...

Faltou dizer que concordo totalmente com a ideia das colagens. E também podes forrar caixas de arrumos de...mais postais ;)

2:46 da tarde  
Blogger MIN said...

folhas queridas..tive imensas, umas até cheiro tinham...lembras-te??
Ora com os postais podes fazer...envia-los por exemplo aos amigos que estão longe...LOL

3:35 da tarde  
Blogger Unknown said...

também podes rasgar em tirinhas e enrolar. fazes filtros. ehehehhehehehe


e passas a coleccionar plantas "ornaméticas", das que se enorolam e fumam.


ehehehe

3:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aproveitá-los para o Natal?! Algo diferente para os amigos :)

3:59 da tarde  
Blogger C@B said...

Por aki há uma empresa (http://www.boomerang.nl/) que os distribui gratuitamente todas as semanas - publicitários, informativos, humorísticos, artísticos...
Eu uso-os para forrar as paredes do wc... O problema é c os gajos mais distraídos. Se já é difícil acertar na mouche, a olhar para postais ainda mais...

4:04 da tarde  
Blogger C@B said...

já agora a morada é:

Galileistraat 6B
3112PE Schiedam
the Netherlands

(para o caso de te quereres desfazer de algum...)

4:05 da tarde  
Blogger Hugo said...

Quando era puto não tinha muito a mania dos "cromos" e única coleção que tinha era de pins. ainda tenho alguns perdidos cá por casa mas deixei-me disso.

Aos postais podes escolher os melhores e fazer um quadro ou alguma coisa do genero

bj;)

4:42 da tarde  
Blogger VdeAlmeida said...

A gente dá-te a morada e tu mandas-nos os postais :)
Beijocas

4:43 da tarde  
Blogger Zuka said...

"Os Pássaros" é um dos meus favoritos!

5:01 da tarde  
Blogger Sukie said...

Eu também gosto de postais. E já coleccionei "folhinhas" quando era gente pequena. E coleccionei os "cromos" das bandeirolas que nunca chegou a existir uma (a do Mónaco, penso). E selos! Coleccionei selos. Moedas e notas é que não: essas fazem falta para gastar ;)

5:07 da tarde  
Blogger Sérgio Martins said...

Eu já fiz colecção de postais, que trocava com os meus adversários do xadrez por correspondência. Alguns eram fantásticos. Pena que os perdi todos numa mudança de casa. :(

6:03 da tarde  
Blogger Miguel de Terceleiros said...

Quem inventou o conceito dos postais gratuitos foram dois holandeses (quem mais) e agora nadam em dinheiro.
Sempre gostei de postais mas as colecções que fazem parte da minha história são maços de tabaco e latas de cerveja (mesmo) e desisti.
Prefiro coleccionar emoções.

6:29 da tarde  
Blogger Lua said...

Amie podes sempre utilizar os teus postais recolhidos aqui e ali para fazeres algo tipo um "ganda-diário-de-bordo". Colas o postalito no álbum ou viajário e assentas as memórias que o mesmo te traz (os sítios, as datas, as pessoas, os estados de espírito...). Um dia os teus netos irão adorar abrir o baú e remexer nos postalários da avó Amie!! : D

Também não sou muito dada a coleccionismos, mas no ano passado lembrei-me de começar a coleccionar chapéus-de-chuva como recuerdo das viagens... (para ultrapassar a questão do bibelot inútil). Olha a trabalheira que terei agora a repetir destinos para ir buscar a sombrinha…

Um grande CHUACCC para ti. Vim aqui para matar as saudades ; )

6:44 da tarde  
Blogger Freddy said...

N tenhas cuidado n q ainda lhe dou o destino de algumas folhas queridas do Hello Kitty...Limpo o rabo com elas...;) Just kidding, sweet sister!

8:32 da tarde  
Blogger Estrela do mar said...

...eu por acaso tenho também montes de postais...pode-se dizer que já é uma boa colecçãozita...antes fiz de selos...mas ao mudar de casa desaparecu o album, com muito desgosto meu...


Beijinhossss.

8:57 da tarde  
Blogger merdinhas said...

Amie
Coleccionar ou não...
De qualquer modo convido-a a visitar estes 3 links:
Café press
vintagelabels
vintagepostcards
Por último lembrei-me de um post de Setembro a que chamei o sexto dedo (é como trato o cigarro). A imagem que lá coloquei (e que tem outro título) foi tirada de um site que recomendo, abramgames

8:57 da tarde  
Blogger Schwarz said...

o meu vício e perdição: a colecção de dvd's!!!

9:47 da tarde  
Blogger Pedro Estácio said...

Hum, sim senhora... Hitchcock!Grande cinema! Sou fã!

Quanto às colecções, confesso que após a febre dos cromos (de futebol, carros, sandokan, ET, etc, etc, etc...) acho que não sobrou qq vontade para mais colecções! :)

Grd bjo,
Pedro Estácio

10:35 da tarde  
Blogger Cristina said...

as coisas que coleciono(?) mais são filmes, musica e sapatos:))))

podes fazer catálogos e organizá-los todos. depois fazes uma exposição e convidas a malta toda para um café-de-blog, que achas?

beijos

10:57 da tarde  
Blogger Duarte said...

Esqueceste-te dos encantadores ovinhos Fabergé!

11:20 da tarde  
Blogger MicasMariana said...

Eu faço colecção de sapos, eu sei que é estranho ms até conheço algumas pessoas que também fazem(coisas com sapos claro, não são vivos:) e de postais de cinema. Tive de me restringir só a postais de cinema e mesmo assim tou como tu, não sei o que lhes fazer. Tê-los em molhos não é solução mas para forrar coisas podem-se estragar...

10:09 da manhã  
Blogger Pitucha said...

POis eu, então, sou maníaca das colecções! Uma mania como outra qualquer. A minha primeira (e ainda existente) colecção foi precismante de postais! Outras co-existem, contudo.
Beijos e bom fim-de-semana.

10:41 da manhã  
Blogger Hugo Brito said...

Mon Amie,

gostava de aconselhar um livro, em relação às etiquetas (não te assustes que não é nada sobre boas maneiras :D

NO LOGO de Naomi Klein

;)

3:02 da tarde  
Blogger pisconight said...

Eu comecei por coleccionar berlindes e auto-colantes. Depois passei para as latas de refrigerantes, caricas e pacotes de açúcar.
Neste momento colecciono apenas taças que eu mesmo ganho.
;)

3:14 da tarde  
Blogger nana said...

não tenho colecções com muitos itens, mas tenho algumas colecções!
Lembro-me das folhinhas queridas( e de trocar com as amigas dos bloquinhos delas!!),claro!!
Colecções de autocolantes, também cheguei a ter...até a minha irmã mais nova ter tido ideia de começar a coleccionar também, e aproprouo-se de parte da minha colecção!!
postais também tenho alguns, alguns bares tem publicidade em postais, giros e de graça!!
;)

10:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu coleciono relogios... mais especificamente cronometros swatch.
Sabes quem sou my dear amie??

3:07 da tarde  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

"postais [gratuitos]"



ehheeheheh
são os que colecciono!

2:34 da tarde  
Blogger Mia said...

Não acredito!!! Já nem me lembrava das "folhinhas queridas"!!!!!!!!
Como é possível?? Eu tinha uma coelecção enorme de "folhinhas queridas", algumas até tinham cheiro e tudo!

3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será que li bem? postais (gratuitos), você não sabe o que fazer deles?
Já encontrou a solução, poi sou colecionadora de postais e posso aceitar os seus, pois se não tens o que fazer com eles. Pode ter certeza que eu cuidarei bem deles.
meu e-mail: maryribas63@yahoo.com.br

5:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|