quarta-feira, junho 1

Viva a chavalada...

Sempre me irritou a frase "as crianças são o melhor do mundo"!
As crianças são más umas para as outras, vivem a infância numa constante procura de atenção, território, o-meu-pai-é-melhor-que-o-teu!!!
É um processo de descoberta que pode ser catastrófico se não for bem acompanhado!
Mas as crianças são felizes incondicionalmente!
Faz-me impressão como com o decorrer dos anos parece que nos esquecemos da fórmula mágica que nos fazia tão felizes quando éramos putos!
Acho que há uma explicação para isso!
Hoje mais do que nunca tenho noção de que as crianças são o que os pais forem, por isso, não depositem de forma comodista uma grande esperança nas crianças do futuro, como se elas fossem salvar o planeta!Ainda se fossem como o Conan...
Sejam bons pais!
Já aqui deixei escapar que os meus pais já não estavam juntos, contudo, tive uma infância feliz, e a eles tenho que agradecer!
Brinquei na rua, que acho que é uma coisa que os miúdos de hoje não fazem!Perdi a conta das vezes que esfolei o joelho, ou rasguei as meias!Quantas vezes perdi o guarda-chuva? Brinquei muito, com o meu irmão ou sozinha (sozinha era mais desenhos e assim)!
Saltávamos do muro, escondidinhas, montávamos verdadeiros cenários bélicos com as tropinhas e playmobil!
No top 5 das brincadeiras 'indoor' estava brincar aos detectives (lembras-te, eras sempre tu o chefe!?!déspota!), montar supermercados em cima da mesa da cozinha, fazer filas intermináveis de carrinhos que percorríam os corredores da casa, e a minha casa de madeira cheia de miniaturas!
Claro está que não havia brincadeira que não acabasse em pancadaria!!(eras sempre tu que começavas, ó urso!).
Como tínhamos um jardim andávamos muito tempo cá fora!
Isto agora fez-me lembrar uma imagem em que a mãe do Calvin o atira porta fora para ele ir apanhar ar!!A minha mãe também fazia isso..'vão lá para fora brincar, saiam de casa!!!'
Os miúdos de hoje são produto de uma vida muito mais ocupada dos pais, em que é tão mais fácil deixá-los em frente a um computador, a 'ganhar banhas', sozinhos, sem contacto físico com os outros, em troca de umas horas de descanso!
Espero vir a ser uma boa mãe...é só o que espero!

ps. este post é sobretudo para as mães e pais que sei que vêm aqui!feliz dia da criança! E para os meus pais, claro, e mano!

31 Comments:

Blogger VdeAlmeida said...

Pois eu continuo a achar que elas são o melhor do mundo, eheheh!
Dia bom para ti, Amie :-)

10:34 da manhã  
Blogger Periférico said...

Querida Amie,

se tiveste uma infância feliz e foste uma boa irmã em pequenina (esta o teu irmão ainda me agradece), de certeza que serás uma bela mãe! :-)

Beijos e que gozes bem este teu dia miúda!;-)

10:45 da manhã  
Blogger Rubim said...

Obrigado pla parte que me toca ! Tb eu me esfolei todo, em brincadeiras na rua ...

É uma tarefa dificil, mas vamos tentando.

bjs

10:49 da manhã  
Blogger GoncaloCV said...

Amie, de facto esta nova geração de crianças com "obesidade mórbida" tornam-se um bocado mórbidos. Infelizmente tenho um sobrinho com um caso parecido. Espero que quando for Pai possa fazer os possíveis para que tal não suceda. No nosso tempo corríamos e brincávamos lá fora, mas também os tempos são outros. Eu dificilmente deixaria um filho/a meu lá fora metade do dia a brincar.

11:21 da manhã  
Blogger MIN said...

Amie, dizes coisas bem certas, hoje em dia o brincar na rua já não é o que era há 30 anos a trás. Concordo muito contigo que depende sobretudo do esforço e dedicação dos pais de tornar a infância das nossas crianças mais feliz.
Beijo.

11:45 da manhã  
Blogger panamá said...

Vivós miúdos! Vivá amie! Beijinhossss:)

12:01 da tarde  
Blogger Andre_Ferreira said...

E o facto de as crianças não brincarem na rua não é só coisa de grandes cidades, mesmo em meios mais pequenos isso acontece preferem estar em casa todo o tempo frente à televisão ou ao computador. Muitas vezes isto está relacionado com a paranóia higiénica de muitos pais, que se vêm um mínimo de sujidade nas crianças pensam que elas vão ser devoradas por terríveis micróbios ou se aparecerem com o joelho esfolado que por ai vão sair as tripas...Brincar é também um dos direitos das crianças que muitas vezes lhes é negado...

12:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há uma pessoa que escreveu um dia que só somos pais perfeitos até termos os nossos próprios filhos.Eu na parte que me toca faço o que posso com o que tenho.Para mim com birras ou sem birras as crianças são o melhor do mundo.

12:59 da tarde  
Blogger Freddy said...

Urso?Déspota?Chefe?

Calúnias!!!

Mas apesar de tudo fiquei mto comovido c as descrições das nossas brincadeiras...

Lembro-me mto bem dos cruzamentos entre Playmobils e Pin e Pons...Dava sempre para o torto lembras-te...?

E o escorrega humano q fazíamos na cama do teu quarto? E o carro maluco no mar? E o "D.ALice, eu bem que lhe disse..."? E o vidro partido na varanda do meu quarto POR TUA CAUSA e q eu é q levei c as culpas? E as brincadeiras no banco de trás do carro nas viagens que acabavam sempre c o pai a beliscar-nos as canetas?

Bons e velhos tempos...

Feliz dia da criança para ti porque apesar de tudo, de estares mto mais à frente do q eu a nivel profissional (e até de maturidade), és a minha irmã mais nova e sempre te conheci como criança...Hás-de ser sempre a criança com quem mais brinquei e isso n muda...E os teus filhos hão-de brincar mto comigo!

P.S. - Depois dos elogios à tua pessoa, tenho de levar o carro ao mecânico hoje ao fim da tarde.Preciso q estejas em casa às 7 e meia para poder voltar.Tudo jóia? ;)

1:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá amie!
pois hoje a minha filha saíu orgulosa do seu dia e deixou uma insinuação dizendo que as crianças merecem uma prenda no dia delas, tal como os pais e as mães....e tal...
enfim, quando eu era pequena ninguém dava prendas no dia da criança! ttssss, aproveitam tudo!
tem também a sorte (embora ainda não tenha consciencia disso) de ter formado um grupo de amigo 'de bairro' que se encontra todos os dias em casa de um, passam fim de semanas juntos, fazem festas ao sab ou ao domingo (tem 11 anos imagina)e que tenho a certeza que vão ser 'aqueles' amigos que ficam para a vida, porque já se acompanham desde os 4 anos. infelizmente a maioria vive isolado com o seu pc, não desenvolve este espirito de grupo unido que ela já tem.
desculpa este desabafo, mas veio a propósito da infância "à antiga".

beijo
riquita

1:07 da tarde  
Blogger Alexandre said...

É isso tudo e nada mais ;)
Beijinhos*

1:54 da tarde  
Blogger Poor said...

frog, cá ficamos à espera então!:)

birdie, e são, e são, aquilo é só para chamar a atenção!:)

Periférico, por acaso estou mesmo convencida disso, que a infância feliz criou a base do que sou hoje!
oxalá consiga quando for com os meus filhos!

papa-figos, pelo menos no aspecto fizeste um bom trabalho, a tua miúda é linda!:)

g! também noutro dia em conversa cheguei um bocado a essa conclusão!contudo, acho que os pais do agora são super protectores, as crianças mal respiram!:)

2:06 da tarde  
Blogger Poor said...

min, obrigada pela visita!Sabes, eu sei que não é a mesma coisa,e quando for comigo vou ter medo também, mas dá-me sempre pena!

panamá, ó minha jóia, viva tu tu!:D

angelina, obrigada pelo incentivo, vamos lá a ver, será que ainda vamos andar aqui para contar?:D primeiro tu minha menina!

andré, benvindo, e sim, tens alguma razão nisso!

voudaquiparaali, e deves fazer um bom trabalho!pelo menos já sei que lhe dás música!:)

2:09 da tarde  
Blogger kiko said...

É bom recordar o passado, ainda mais quando ele é interpretado com aquela saudade nostálgica de algo bom que nos ajudou a crescer! Texto f-a-n-t-á-s-t-i-c-o!

2:19 da tarde  
Blogger Poor said...

fred!a maior criança que eu conheço!:D
Bem, vocês desculpem, mas para esta criatura tenho que fazer um comentário isolado!

primeiro,o vidro foi culpa TUA!

segundo, alguma vez eu deixava os meus filhos (quando tiver) contigo???SEMPRE, iam-se divertir de certeza!!!

Fica de fora tanta coisa que fizemos juntos!
Naquela lista esqueci-me de acrescentar o papel higiénico molhado que atirávamos aos carros na rua (que inconsciência, meu Deus!)
Tu ainda hoje fazes essa proeza se alguma 'tia' estaciona mal o carro!ooops não era suposto dizer?

ps.tanto elogio e só queres é boleia!!!humpft

2:21 da tarde  
Blogger Poor said...

riqui, é bom que a tua filha aprenda a viver ao ar livre!faz tão bem!

alexandre, há sempre mais qualquer coisa!:)

quioske, somos da mesma casta, sabemos do que falamos!:)os desenhos animados eram os mesmos!:)

2:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amie, a tua sensibilidade e bom senso tocam-me. Como pai, gostei muito do que escreveste, também para mim, agradeço-te. As crianças são o espelho dos pais? Em parte importante, sim. É impressionante como crianças de seis anos já são consumistas consumadas. Que outra coisa seria de esperar de fins-de-semana a fio passados nos centros comerciais, desde que estão dentro da barriga?! Mostremos-lhes mais e melhor... Só há uma idade para se aprender a trepar a uma árvore.
E claro que vais ser boa mãe!

2:23 da tarde  
Blogger kiko said...

Quioske: Depois de muito coscuvilhar nos comentários, já tá fisgado! É realmente uma casta... muito influenciada pela Fábula da Floresta Verde (se calhar tinha outro nome...) :D:D:D:D:D

2:33 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Amie,
Tenho três filhos, e o mais velho rapidamente está a deixar de ser criança mas ainda não encontrei nada neste Mundo que substitua o chavão, o melhor do Mundo são as criança.
Um abraço.
PS. Certamente serás uma boa Mãe.

4:11 da tarde  
Blogger peciscas said...

Cada geração tem as suas crianças.
Diferentes umas das outras.
Mas sempre serão "o melhor do mundo" porque nelas se podem sempre depositar sonhos de redenção. São belas "como o caderno novo quando a gente o principia" como dizia o poeta João Cabral de Melo Neto.
E mau será, para todos, deixar de acreditar que os que vêm a seguir a nós poderão ser melhores do que nós!

5:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ser um bom pai... ora aí está um dos meus objectivos futuros!!

Saudações

6:31 da tarde  
Blogger Miguel de Terceleiros said...

Compreendo perfeitamente as brincadeiras a que te referes, e como tenho uma resma de irmãos, a porrada e a camaradagem eram o prato do dia. Mas o culpado disso tudo foi o meu pai que nos ensinou as macacadas todas.
No dia de hoje só uma coisa me deixa triste... Não andei de combóio de borla, afinal o dia também é meu!
Beijo

8:02 da tarde  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

:) e afinal há por aqui uma criança em cada um de nós... frase batida mas tão verdade...

:*

12:40 da manhã  
Blogger Pedro Estácio said...

Como pai de dois filhotes queridos, tendo seguir uma máxima de Goethe : "Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a"

PS : Infelizmente, por vezes, é inevitável deixar os miúdos em frente à TV ou PS/2, coisas que ele apreciam bastante! No entanto, como em tudo, no meio é que está a virtude :)

1:34 da manhã  
Blogger Lua said...

Amie,
Ainda que como eu, sem progenitura, tenho a certeza que sentes que aquelas coisinhas inesgotavelmente enérgicas são do melhor que pode haver. De facto vêm sem filtro, o que pode significar alguma dose de maldade entre si, pois não conhecem limites para a frontalidade, actividade, ingenuidade, persistência, brincadeira, mas isso é porventura mau? No fundo no fundo, não será aquilo que mais queremos? Obviamente que temperado com o devido respeito pelo próximo e ai, entram os paizinhos dos diabinhos, com a necessária dose de educação.
Penso que qualquer boa e responsável potencial mamã, sente os receios que tu sentes ; ).
Beijinhos

11:45 da manhã  
Blogger Poor said...

Que posso dizer? Adoro os meus comentadores!Obrigada a todos!
ps. pedro estácio, benvindo!
Essa frase é tão verdadeira!queria só acrescentar outra coisa:
Pais tristes, crianças tristes também!(pucca, eu sei que há crianças tristes!)

12:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É engraçado como aparentemente somos todos desconhecidos na blogosfera, depois descobrimos que uns são irmãos, outros amigos.É uma aldeia global!

12:16 da tarde  
Blogger Maria Heli said...

Não sou, ainda, mãe, amie...mas adorei o post!

12:22 da tarde  
Blogger Nuno said...

Isso aí em casa deve ser um regabofe terrível.... Pobre mãe!
:P

Não sou pai, nem o projecto vir a ser nos anos mais próximos (a não ser que passe a ganhar 3X mais e consiga fazer tudo o que quero em muito pouco tempo), mas quando for... espero ser daqueles divertidos, que estão sempre prontos para a brincadeira... porque no fundo também eu sou criança...
Acho que me havia de divertir muito...e o(s) puto(s) também!

1:39 da tarde  
Blogger lilla mig said...

Como é bom lembrar esses tempos de brincadeiras na rua até às tantas... Os miúdos de hoje não sabem mesmo o que perdem por ficarem colados à televisão e ao computador... E claro, também um dos meus maiores medos: o de não vir a ser uma boa mãe! Mas bom, ainda há que esperar para ver... ;)

3:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

;)

1:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|