quinta-feira, junho 23

Prepara a cabeça

É A noite do Porto!
O povoléu sai à rua e eu adoro misturar-me e perder-me no meio dele!!
As marteladas são assunto sério!
Se a primeira se aguenta, a partir de certa altura pode ser bastante incomodativo!
Hoje de manhã vinha a chorar a rir no carro, com o programa que ouço de manhã (ainda hei-de escrever sobres os responsáveis do meu bom acordar!).
Então enumeraram uma série de "cenas" que identifico como sendo pura noite sanjuanina!
Passando as sardinhas, bifanas vinhaças e restantes comezainas, eis que chegam os malfadados martelinhos de S. João!
Estes vieram substituir os alhos porros de outros tempos (cá entre nós, também é uma nojeira e ainda há alguns por aí ao dependuro!)...
Cena n.º 1:
A criancinha que persegue as pessoas e não descansa enquanto não massacra a cabeça de todos os que se mexem!O pior é que acabo sempre por fazer aquela cara n.º 31 de como quem diz: "se martelas com o lado errado do martelo, esgano-te", acompanhada de um sorriso seco!Porquê, pergunta a plateia? Porque onde há criancinha histérica, há um pai babado encostado à barraca das farturas a garantir que o seu pequeno rebento concretize os seus sonhos!
E vai ajudando:"Bai àquele Rúben!Bate niêste, bate niêste!"
Cena n.º 2:
a mesma versão da criancinha, mas desta vez ao colo do pai já meio entornado!
Aqui sim, a probabilidade que apanharem com o lado do martelo que não o acordeão é enormíssima!
Destes é fugir a todo o gás!Até porque o martelo de S. João a certa altura perde o apito, já não faz barulho, o que deve enervar as criancinhas levando-as a depositar toda a sua força na martelada!
O pai sorri, rosna se fazemos cara feia, e lá acabo por fazer a vénia ao chavalo e deixo-o agredir-me..sempre a sorrir!
Cena n.º 3:
Esta é minha!Se ao andar na rua disserem que alguém é de Lisboa, é o ataque colectivo!
O curioso é que dois amigos meus de Lisboa, que vieram cá passar o S.João um ano, fizeram isso, A MIM!Foi um horror, só vos digo!
S ardinhas, costelinhas e febras
J arros de vinho tinto
o s martelinhos
a malta na ribeira a ver o fogo de artifício
o bailarico (pimbalhada, claro!!!)
ps. O S.João vive-se na rua e não me convencem do contrário!Bom S. João para tuodos!

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Soa bem
Tb quero, mas n pode ser.

Bom S. João ai na "imbicta"

2:59 da tarde  
Blogger Maria Heli said...

Querida amie, obrigada!
Vai ser, claro :)
Também para ti e para todos que o festejam votos de um excelente S. João.
bjo

3:05 da tarde  
Blogger mdm said...

Bom São João aí por cima!
A Policromia apesar da distância junta-se à festa em arraial no Sul!

3:20 da tarde  
Blogger Periférico said...

Bom São João para ti Amie!

E se te encontrar na rua bem que te dou uma "martelada"!;-)

Beijos

4:09 da tarde  
Blogger Nuno said...

Até hoje escapei a essas coisas... de populaça... LOL
Mesmo aqui na capital nunca gostei muito de santos populares...

4:29 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Para mim hoje é sardinhas, uma batata cozida,uns pimentos assados, broa de milho e um caldo verde. Regado com um verde tinto.
O resto logo se vê.
Bom S. João.

4:41 da tarde  
Blogger GoncaloCV said...

grande festa, eu por mim ia com um martelo verdadeito, mas isso são opções pessoais. Diverte-te. Bjs

4:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ruben???
olha, se o s.joão se passa na rua não te divias ter cortado a vir comigo...logo este ano que decidi participar na festa...

5:39 da tarde  
Blogger Freddy said...

E a quadra vencedora do Excellence...?

6:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

;)

Dibérte-te carago!
Afinfa-lhes cum fuorça!

9:09 da tarde  
Blogger Ricardo M. said...

Depois eu é que sou o das festas, lol

Diverte-te :)*

9:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bai-te a eles, carago!!!
bebe uns copinhos por mim ;)
beijos

10:13 da tarde  
Blogger Zuka said...

Bom S.João e cuidado com as marteladas!:)

12:21 da manhã  
Blogger Pedro Estácio said...

Amie,

Espero que tenhas tido um bom S.João. O meu foi 5*.
Muita sardinha, muita febra, muitas "marteladas" e pouco alho porro (tb acho que não se perde nada...) :)
Neste momento, tou na ressaca ;)
vide janela sobre o mar

Bjs

2:29 da tarde  
Blogger PR said...

pela cordoaria, a danceteria com estrelas por tecto

Bailarico para sempre

5:33 da tarde  
Blogger João Mãos de Tesoura said...

O S. João do Porto é a maior festa popular em Portugal! Ponto!
E bibó Puorto, carago! :)

8:14 da tarde  
Blogger M said...

Não sabia essa que os martelinhos podiam doer, sempre pareceu tão divertido visto da televisão.

7:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

então, que tal essa festa????
só pode ser boa, já que nem 'dás as caras' por cá para contar
beijos
riqui

10:55 da manhã  
Blogger kiko said...

Viva o Santo António,

Viva o São João...

Viva o 10 de Junho e a Restauração...

Viva o São Pedro,

Viva o São Estevão,

Viva o Pastel de Nata

e o Grande Murcão....

A ver se ganho aquele concurso de quadras!!! :D:D

10:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|