quinta-feira, junho 9

Comportamentos

Já tinha pensado sobre que ia escrever hoje, mas confesso que já me arrependi. Estes últimos dias foram para esquecer. Como já tenho lido por aí, parece-me que não sou a única que anda com vontades de mudança. Deixar a poeira assentar e limpar a casa, que é como quem diz, o coração.
Mas sobre isso acho que escrevo para a semana só, que amanhã avizinha-se um casório, que se espera grandioso, e não posso estar com olheiras!
A morte de alguém provoca certas coisas em nós...

Esta semana morreu um familiar meu, acho que perceberam! Não sendo uma pessoa muito próxima em termos sentimentais, era daquelas pessoas que sempre fez parte das nossas vidas. Acho que há assim umas personagens em todas as famílias, era a figura estranha dos almoços de Páscoa e jantares de Natal. Ele estava lá sempre...
Era um senhor cheio das suas manias! Fazia imensos apontamentos, sobre as pessoas com quem contactava, desde a padeira, à vizinha da frente, anotava se eram ou não de confiar...
Como éramos a única família que ele tinha cá no Porto, a minha mãe e eu encarregámo-nos de tudo o necessário para proporcionar um funeral “digno” (palavra que foi a expressão que o senhor da funerária usou: querem um funeral digno, não é?). Não sei o que será o contrário de funeral digno!
Bom, mas cheguemos ao que importa, ao procurar o bilhete de identidade do meu tio-avô, dentro da carteira, deparei-me com este texto, escrito à máquina e que o descreve na perfeição:

‘ Procurar agradar, falar pouco, lento, sem euforia.
Piação, evitar opinar, pensar antes de falar ou responder,
nunca discordar, não impor, expor, não falar de si,
voz lenta e agradável, na dúvida calar.
Sorrir, assuntos escolhidos, fazer outrem sentir-se importante.
Prosa puxada sente-se garganta, antes ser bom ouvinte.’

ps. até reconheço bastante razão nestes conselhos..eu tenho tentado!

17 Comments:

Blogger armando s. sousa said...

Antes de tudo os meus pesâmes pela perda do Tio-avô.
Sobre estes conselhos, por alguma razão se costuma atribuir sabedoria aos anciãos.
Um abraço.

11:22 da manhã  
Blogger Periférico said...

Sábias Palavras!

Os meus sentimentos amiga!

Beijos

12:04 da tarde  
Blogger Freddy said...

Fogo ò ********, n podes pôr essas coisas aqui q me comovo todo...
Mas é mesmo isso, o Tio Zé era aquela personagem...E mto nos divertimos à pala dele...

Lembras-te qdo ele te ofereceu um after-shave no Natal???
E qdo apareceu tranquilamente a descer a rua vindo da Feira do Livro de Lisboa qdo nós já estávamos quase a mandar a porta dele abaixo???

Agora esse papel...Arrepiou!

12:23 da tarde  
Blogger André Parente said...

É por coisas dessas que eu gosto de pessoas. No geral...

12:30 da tarde  
Blogger lilla mig said...

Óptimos conselhos e antes de mais, um bonito achado para lembrar e eternizar alguém... Beijinhos

12:53 da tarde  
Blogger CLIK said...

Os meus sentimentos...
e realmente essa narrativa deixada pelo teu tio avô tem muito "suco", é de ter em mente...
agora espero que tenhas um bom casório,
quanto às olheiras as mulheres têm sempre maneira de dar volta a isso...ou melhor os cremes...
Saudações Bloguianas do Click

1:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sabias palavras.
Segui-las n será facil, pelo menos para uma pessoa como eu.

Kiss

3:33 da tarde  
Blogger kiko said...

Se conselhos fossem bons, não se davam... Porém, quando enviados para ninguém e apnhados por nós, são verdadeiros... de reflectir!

Quanto ao casamento, tb eu vou a um amanhã!!!!! :D:D:D:D

3:38 da tarde  
Blogger Maria Heli said...

Um grande e forte abraço amie.
Gostei tanto de te ler. E aprendi, podes crer, neste teu post triste.
mais outro abraço.

4:35 da tarde  
Blogger Miguel de Terceleiros said...

Quando penso nestas coisas lembro-me sempre do joe black.

Beijo

6:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que tu escreves coisas bem escritas!

6:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caramba Amie! os meus sentimentos.
:(
é pena que os mais velhos não deixem sempre os seus ensinamentos escritos, p'ra gente se lembrar

bom fim de semana

6:59 da tarde  
Blogger Unknown said...

porque temos de impor a nossa presença?

8:55 da tarde  
Blogger Pedro Estácio said...

Olá Amie,

Antes de mais, os meus sentimentos pelo falecimento do teu tio-avô! Certas pessoas que povoam o nosso imaginário e que deixando gratas lembranças nos permitem olhar para trás e recordar dando-nos ao mesmo tempo força para continuar a nossa caminhada!

Quando ao texto... dizer o quê? Ele fala por si! Pérolas de sabedoria nessas palavras!

Bem, para desanuviar, deixa-me dizer-te que gostei particularmente da tua nova foto!

Bom casamento, e um óptimo fim de semana

10:55 da tarde  
Blogger Nuno said...

Conselhos muito importantes, sim... Dificeis de seguir, também.
Isso teria sido escrito por ele? Ou não sabes?

4:48 da tarde  
Blogger mdm said...

Gostei muito do retalho que encontraste.
Beijo grande e à tua familia.

9:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Todos temos um lado bom e um lado ruim, seu tio-avô devia ser dessas pessoas que a gente não vê muito quando em vida, mas que nos lembramos constantemente depois de morto... Tenho certeza que você ainda vai rir muito com sua familia ao se lembrar das particularidades dele e então, como por encanto, ele vai estar sempre sentado à mesa... Não é porque morreu que deixa de estar vivo no coração e no pensamento. Beijinhos carinhosos pra você amie!

5:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|