sexta-feira, março 10

...abrir os olhos ao medo.


O argumento de Coisa Ruim [realização de Tiago Guedes e Frederico Serra] encontra a sua essência nas crenças [crendices] que ainda caracterizam um tipo de Portugal profundo, em que a figura do Diabo é tão ou mais viva que a figura de Deus.
Em que ainda se crê que os fenómenos incompreensíveis encontram justificação na acção do maléfico. Em que espíritos inquietos assombram as casas, as pessoas, são vingativos. Sítios onde [ainda] se usam os exorcismos como expediente para apaziguar a colectividade.


No filme, uma família de Lisboa decide ir viver para uma casa, recebida por herança de um tio avô, que, dizem os habitantes da aldeia estar assombrada!Ali assistimos ao choque com a cultura urbana moderna de um tipo de classe média, supostamente esclarecida, em que o pater familias se assume como um cientista acima de tudo, e lidera uma família que se mostra céptica em relação a este tipo de fenómenos, mas dá por si a questionar a sua própria inteligência a propósito das vozes...dos acontecimentos estranhos..visões [no que me pareceu quase uma alusão aos três pastorinhos], que, no fundo, encontra o medo.


Sentem-se as influências de filmes como 'Shining', 'A vila', mas guardamos para nós a exclusividade destas crendices e a forma como se vivem. [aconselho uma visita ao site oficial]
Com uma trama bem construída [o argumento é do Rodrigo Guedes de Carvalho], bons diálogos, interpretações e ambientes, é um filme que indicia que o cinema português está numa fase de transição, para melhor. A ver.
ps [curiosidade]: descobri no filme que durmo na posição que melhor nos protege do diabo [brrrr], de barriga para baixo e braços cruzados a proteger o coração. [spooky]

32 Comments:

Blogger Miguel said...

Olha lá... desculpa, mas porque nao vais para critica de cinema quando fores grande?

Bjs

12:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

as tuas crónicas de cinema estão cada vez melhor! não há como não ficar cheia de vontade de te seguir as pisadas até um cinema perto de nós!

beijinho*

5:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este Filme foi rodado na terra onde vivem os meus pais, uma aldeia na Serra da Estrela.
A casa onde tudo se passa é imponente e linda mas Infelizmente um pouco abandonada..Parece tirada de um conto infantil!Tinha convites para a ante-estreia e não pude ir, grrrr!!!

10:38 da manhã  
Blogger Poor said...

miguel, só quando for grande!!!:)

milocas, obrigada, eu não mereço!

margarida, obrigada por contares, eu só calculava que pudesse ser para esses lados. Já agora,não sei se viste o filme, mas depois podias contar-nos um bocadinho acerca do ambiente e das crenças da aldeia!:)

11:10 da manhã  
Blogger Periférico said...

Fiqueia ainda mais curioso depois de ler este teu texto! Parece-me que o cinema português anda atravessar uma boa fase com novas propostas bem interessantes.;-)

Beijos

11:12 da manhã  
Blogger Jazz Manel said...

A casa neste moento está a ser recuperada!...E não é assombrada, segundo o seu dono!...

12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não vi o filme, mas pelo que dizes e por tudo o que já li e ouvi dizer, este filme pode ser uma mudança em relação ao que houve ultimamante.
Já agora, sabem em que aldeia foi rodado?

12:59 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

Tambem ando curiosa por ve-lo... Olha essa posição para dormires qd estiveres num estado semelhante ao meu vais ver que é das coisas que mais custa é termos de abdicar da posição de barriga para baixo... ;)

2:09 da tarde  
Blogger MIN said...

Estou com muita curiosidade...e medo!

2:17 da tarde  
Blogger izzolda said...

Também gostei bastante do filme! Mas se não tivesse visto, ia ver agora pela excelente crónica :) Quando as publicas? ;) [ok, ok, private joke indeed!]

Ainda bem que surgem estas fases de transição para melhor, concordo plenamente!

Bom FDS, amie**

2:52 da tarde  
Blogger Homem Traste said...

Estou mesmo tentado a ir ver o filme. Mas confesso que os espíritos, o diabo e companhia limitada me intimidam um pouco. E, sim, não há dúvida que o cinema português tem potencial. Acredito seriamente nos portugueses, sobretudo na sua veia artística - ok, pode ser só balelas, mas é a minha opinião. *, amie

3:24 da tarde  
Blogger kiko said...

Sim, a ver, ainda que não goste de thrillers (?) afiaste-me (!) o apetite...

Curiosidade: Já eu, durmo como o diabo gosta.....

:D bj e bom fim de semanannnn

6:17 da tarde  
Blogger Parrot said...

Amie,

Não é um filme que me atraia muito...prefiro outro género.

Bjs e bom fim de semana

8:37 da tarde  
Blogger merdinhas said...

Já foste ver...

9:26 da tarde  
Blogger Tetracloro said...

Filmes são filmes. O que ainda não é conhecido, não tem obrigatóriamente de não existir.
O próprio "maléfico" deveria ser muito mais estudado para se poder ser preventivo.
Acima de tudo : Não se subestime o que não se sabe.

12:55 da manhã  
Blogger mixtu said...

Excelente critica e ensaio, mas eu ... tenho medo dessas cosas
jinhos

11:06 da manhã  
Blogger Pedro Estácio said...

Olá querida Amie,

Sim sou eu, estou de volta após mais um longo interregno. :(

Espero que ainda te lembres de mim e visites a janela...

Quanto ao filme, ainda não fui ver e gostei da crítica... acho que tens futuro!...


Grd Bjo,
Pedro Estacio

1:50 da tarde  
Blogger Freddy said...

Eu não durmo com medo do escuro... Sis, preciso de bbb ! :P

3:21 da tarde  
Blogger Ana said...

Também vi o filme e gostei muito!
O enredo, a fotografia, as crendices....valeu mesmo a pena!

E...também durmo de barriga para baixo :)

4:12 da tarde  
Blogger Bill said...

Viva o novo cinema tuga, sem dúvida que está mesmo a mudar, agora só falta o ICAM começar a subsidiar mais de 3/4 filmes por ano. Isso é que era.

8:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou mesmo tentado a ir ver o filme. Mas confesso que os espíritos, o diabo e companhia limitada me intimidam um pouco. E, sim, não há dúvida que o cinema português tem potencial. Acredito seriamente nos portugueses, sobretudo na sua veia artística - ok, pode ser só balelas, mas é a minha opinião. *, amie

9:33 da tarde  
Blogger Wakewinha said...

A combinação "equipa de realização" + "argumento de RGC" + "Manuela Couto como Protagonista" deixa-me bastante curiosa para ir ver o filme! Tenho sempre esperança de ver o cinema português melhorar, e quero assistir a tudo... ;)

3:06 da tarde  
Blogger Sukie said...

Acho que é a primeira vez que ouço falar de um "filme de terror" português. Por acaso já tinha curiosidade de ver, agora decidi-me: obrigada. Beijos.

3:44 da tarde  
Blogger CS said...

O teu PS deixou-me em dúvida: afinal, estiveste a "ver o filme para dentro"?

4:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mais filmes para a lista: 'a ver'.

[e já agora, durmo na mesma posição que tu]

9:05 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Spooky... quer-me parecer de que não estão «in the mood» para coisas ruin. Pelo menos, por agora. Mas gostei mesmo da tua descrição. :)

11:34 da tarde  
Blogger Naked Lunch said...

não quero perder esse filme. tb já ouvi bem da anda sonora.

grande abraço.

11:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Também durmo assim!!!
Beijinhos

12:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o inferno está em todo lado.

3:47 da tarde  
Blogger GoncaloCV said...

esse filme é uma coisa ruim

7:23 da tarde  
Blogger Impensamental said...

Bom dia com sol, espero que vai bem, eu por aqui estou trabalhando com as cores da vida. abraço

8:54 da tarde  
Blogger pisconight said...

Por isso é que tens te safado até agora...
HAHAHA
;)

5:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|