terça-feira, fevereiro 21

Amesterdão # 1 - ruas e casas

Amesterdão tem uma fisionomia um bocado confusa! À semelhança de outras cidades europeias, constrói-se em aneis de canais. Não é difícil uma pessoa perder-se, mas depois de encontrada a 'lógica' da cidade e alguns pontos de referência, dá para controlar.

[Algum azar com o tempo, as primeiras fotografias são de tons mais cinzentos]

Meios de transporte: barco, carro, metro, eléctricos e as famosas biclas [declarei-me absolutamente inapta, ao fim de pouco tempo, para me meter de bicicleta debaixo de chuva e naquele trânsito maluco em que só se ouve trin-trin].

Nós optámos pelo baratucho, pés com bolhas [não foi das socas, não!].

As casas são mais ou menos idênticas, ou melhor, o estilo é parecido ainda que com fachadas diferentes, e o facto de ser uma cidade fundada em diques dá a sensação de que as casas são tortas e estão quase a cair.




[casas flutuantes]

[em quase todas há um guindaste para elevar os móveis aos andares mais altos.

As escadas são apertadas e a janelas são grandes]



Não é uma cidade muito bem iluminada [tirando o red light district], e de noite as ruas enchem-se com as luzes do interior das casas.

Primeiro pormenor de fascínio: o interior das casas que os residentes não hesitam em expor, que fazem com que as casas pareçam vivas.

É um facto que precisam de toda a luz que consigam durante o dia, mas duvido que alguma vez cheguemos a esse estado, em que, andando pela rua, podemos presenciar o dia a dia dos habitantes da cidade.
Tomávamos o pequeno almoço junto de um grande janela com vista para o canal e para os prédios em frente ao nosso. 3º andar: casal de maricas em que um está na cozinha quando o outro chega e lhe dá um beijo de bom dia. 1º andar da casa do lado: cozinha ao fundo, escada em caracol no meio da sala, um cromo qualquer põe o cachecol e a mochila às costas e sai...já me sabiam um bocado curiosa, Amesterdão é o paraíso para pessoas como eu.

Depois há aquelas casas realmente preocupadas com a exposição, não, não tinham cortinas, tinham era quadros modernos pelas paredes, flores no beiral da janela, cadeiras de design, enfim, um mimo. E gatos, esta é uma cidade de gatos, mais do que de cães.
´










De janelas abertas cá está o primeiro lote de fotografias!

Há mais, mas ando com o tempo tão contado em todo o lado, contudo, tenho todo o gosto em mostrar-vos mais do que a minha visão foi captando nestes dias.

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Confesso: estas tuas fotos fizeram-me inveja, sua 'cusca'!

Beijinhos!

11:13 da tarde  
Blogger teresa.com said...

na verdade, julgo que as casas, mais do que parecerem, estão efectivamente tortas! mas eu nunca lá fui! é o diz que diz!...
tenho tantas saudades tuas míuda!

11:27 da tarde  
Blogger lilla mig said...

Espectáculo! Que saudadinhas de Amsterdão! :)

11:42 da tarde  
Blogger izzolda said...

Que verdadeira barrigada de fotos! Gostei muito, muito, muito :)

1:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia! Gostei muito.
Acho que as casas estão tortas mas também que amanhã não será a véspera do dia em que cairão em cima do transeunte!
Uma interrogação - não têm cortinas porque se estão nas tintas para quem os observa, ou, pelo contrário, preocupam-se tanto com as aparências que até organizam a sala em função do que de fora se vê?

9:12 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

que saudades... é linda, a cidade.

10:00 da manhã  
Blogger Miguel said...

A ausencia total de persianas é um marco em toda a Holanda. Engraçado, não é? Nós é que somos os tipos abertos, mas ninguém espreita para os nossos ninhos.
De resto sim, a busca da luz influencia a arquitetura.
E a Central Station onde tudo começa e acaba? Vem aí no proximo capítulo?
Bem bonita Amterdam, boa reportagem

10:07 da manhã  
Blogger Periférico said...

É uma bela cidade, as ruas em loop, em arco... Os canais, os cafés, os museus... As casas, com as escadas em tiro para não ocuparem muito espaço...

Estas fotos deram vontade de lá voltar e rever os meus amigos holandeses!

Beijos

11:00 da manhã  
Blogger merdinhas said...

Rever Amsterdão.
As histórias das janelas, os gatos, os corvos, os canais, o vermelho, o azul, o amarelo ...
E os museus...
e relembrar uma viagem solitária em que me alojei na casa de um velho casal em que ele era médico e talhava violinos atrás de uma enorme janela sob os olhares dos transeuntes.
Um bom regresso.

12:11 da tarde  
Blogger Parrot said...

Amie,

Já estou a ver que desfrutaste desta tua viagem. Ainda não conheço....talvez um destino para breve.

Bjs

2:03 da tarde  
Blogger 1entre1000's said...

Espectacular este post... fizes-te-me viajar!!! Obrigada!

2:14 da tarde  
Blogger Cláudia Rocha Gonçalves said...

òpa... nao fui la ter, mas...

tcharam!

bou la em avril!!! ja ta tratadinho!


:D

2:22 da tarde  
Blogger MIN said...

Adorei as fotos...sou uma cusca parecida contigo!

2:25 da tarde  
Blogger Zuka said...

Mais uma excelente foto-reportagem e com direito a narração!!
Não conhecia a tua faceta de voyeur...! ;)
Bjs e obrigado por partilhares...

4:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda há mais pra ver? :)) Estão bonitas sim. Adorei as casas flutuantes ;)

4:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá! Gostei muito das tuas fotos de amesterdao e da descriçao..é que por coincidencia tambem la estive este fim de semana e o das "casas abertas" pareceu-me do melhor! Descobri este blog porque procurava uma foto da Lateral de Fuencarral em Madrid para enviar a uns amigos que agora vivem pelo mundo mas que há um ano partilhavam tardes comigo (obrigado pela foto!)

4:47 da tarde  
Blogger GoncaloCV said...

acho Amsterdam uma cidade absolutamente fantástica XXX. prefiro Junho Julho em que já apanhas algum bom tempo....e alguns bons saldos..

5:34 da tarde  
Blogger AW said...

belas fotos, é uma cidade com um ambiente fantásticos, e as pessoas são lindas, não achaste?

8:55 da tarde  
Blogger indigente andrajoso said...

que saudades que eu tenho de amesterdão...


entretanto os teus comentários... tens com cada tiro ao lado...

10:04 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

As tuas fotografias estão lindíssimas. E já me tinham dito isso de se ver tudo para dentro das casas. Cá não dava mesmo - imagina os tugas embasbacados com a vida alheia. :)

11:45 da tarde  
Blogger C@B said...

Parabéns pela extensa reportagem!
A melhor e maior q vi até hoje por estas bandas...
Deu para recordar muita coisa da capital.

2:12 da tarde  
Blogger Sukie said...

Amie: simplesmente delicioso!

4:03 da tarde  
Blogger Nekynho said...

Quando for grande quero uma cidade assim so pa mim lol
Bom fim de semana :o)

1:19 da tarde  
Blogger panamá said...

Seja, então, muito bem regressada! Que inveja, minha jóia, que inveja! A Holanda deve transpirar cultura, de facto! Adorei as fotos! Fico ansiosamente à espera de mais! Beijão:)

1:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|