segunda-feira, julho 11

é o toque...


“It's the sense of touch!
Any real city you walk, you brush past people, people bump into you, you know, in L.A. nobody touches you.
We're always behind this metal and glass.
It's the sense of touch.
I think we miss that touch so much, that we crash into each other just so we can feel something.”
don cheadle (graham)
Assim começa o filme "Colisão", que reúne uma panóplia de estrelas de hollywood, criando um elenco consistente, e combina uma série de acasos e coincidências com a temática, sempre tão actual, do racismo!
Uma história que tem sido comparada a "Magnólia", mas sinceramente achei este filme mais real, no sentido mais humano da coisa!
Aqui não caem sapos do céu, mas há acidentes, há mesquinhez, há abusos, há amor, há ironia, muita ironia do destino!
A construção de personagens é muitíssimo melhor em "Magnólia", contudo, aqui prevalece a banalidade do dia a dia, não tão "construído" e mais "vivido".
O racismo dispara em todas as direcções, não são os brancos contra os pretos, nem contra os hispânicos, ou coreanos, vale para todos os lados!
Parece que não há posição definida em relação ao racismo, já que todas as personagens se apresentam moralmente ambíguas, e proferem em alguma situação, palavras de desprezo por uma outra raça qualquer.
Sinceramente quase que acho que as pessoas não são racistas, são é más umas para as outras, desconfiadas e preconceituosas, e isso encontra fundamento nas diferentes cores e proveniências...desculpas!
O filme tem algumas cenas realmente intensas e com mensagens subtis!
Não queria estar a contar porque aconselho!
Quando saímos, mais do que esta questão do racismo, falávamos de como certas situações se pareciam tanto com a realidade!
O que me leva a concluir que os maus relacionamentos entre as pessoas não se prendem tanto com a questão cromática, que funciona quase como pretexto para justificar a agressão, mas sim com a frustração que se sente quando a vida nos traz problemas com os quais não sabemos lidar.
Este filme fez-me reavivar um pensamento que tenho frequentemente quando lido com outras pessoas, sobretudo com desconhecidos: cruzamo-nos com milhares de pessoas durante a nossa vida, e nunca sabemos qual a "história" de cada um.
Este filme mostra-nos exactamente isso, que todos temos uma história pessoal que se cruza com outras milhares de histórias...
É esta impenetrabilidade e incompreensão em relação aos outros que procuro atenuar no meu dia a dia...
O toque é importante! Saber que, de alguma forma, marcamos e somos marcados pelas vidas dos outros!
ps. Tenho mesmo que tirar um fim de semana para descansar, começar a semana com estas filosofias é qualquer coisa!

19 Comments:

Blogger Zuka said...

Qualquer dia podias dar estrelas aos filmes!;)
Temos crítica!
Tem uma boa semana.

11:00 da manhã  
Blogger Periférico said...

Obrigado pela sugestão!

Tu já me "tocaste" e o teu toque é importante para mim :-)

Beijos

11:20 da manhã  
Blogger kiko said...

A vida escondida de cada uma das pessoas que nos rodeiam, esconde segredos insondáveis e mistérios fantasmagóricos que muitas vezes mais vale deixá-los no baú das coisas que não são mais usadas, como forma de permitir o crescimento intelectual e sentimental das pessoas... Nem sempre é importante abrir portas, tb fechá-las requer coragem... Beijos

11:32 da manhã  
Blogger t-shelf said...

lá terei de ir ver! obrigada pela sugestão. beijinhos

12:01 da tarde  
Blogger lilla mig said...

Vamos lá ver isso então! :)

1:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa critica, mas tanta filosofia a uma segunda, é estranho.
Estive ai, na tua cidade ;)

Kiss e boa semana

Ah! Estou de volta (damm!!)

1:39 da tarde  
Blogger Freddy said...

Vou ver hoje à noite...

Beijinhos e a não perder a reportagem fotográfica do Grande Prémio Histórico da Boavista feita pelo Agente Pingú na Zona Franca

2:13 da tarde  
Blogger armando s. sousa said...

Vou ver brevemente.
Parece-me ser uma excelente análise do filme.
Obrigado pela sugestão.

3:25 da tarde  
Blogger Cristina said...

muito interessante o teu comentário.
terei que esperar que saia em dvd, porque habitualmente não vou ao cinema.prefiro o meu sofá :)))
um beijo

4:18 da tarde  
Blogger VdeAlmeida said...

Por vezes, somos nós próprios que não queremos saber a história dos outros, quando afinal, alguns estão dispostos a partilhá-la connosco.
E sim, o toque é MUITO importante. Talvez por isso, sinta sempre que às relações que se restringem ao ambiente da net, nunca estão completas.
Beijinho, Amie ;-)

4:21 da tarde  
Blogger Cristina said...

esqueci-me
cada pessoa é um mundo tão grande que podes falar com ela anos e nunca chegas a perceber o que lhe vai na alma e na vida pessoal. tenho ouvido coisas que à priori nunca me passaria pela cabeça.
um beijo.
ah! se quiseres a tag do boneco diz, eu fiz c/p

4:38 da tarde  
Blogger mdm said...

Hmmmm fiquei curiosa com a tua crítica!
Gostei imenso do Magnólia se este é "mais mão cheia" quero ver!!!
Beijinhos

10:52 da tarde  
Blogger Duarte said...

Ãh? ;-)

1:22 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Vou querer ver, claro! Qual é o título original, sabes? É que por vezes não é fácil identificar os filmes aqui com os títulos portugueses.

9:02 da manhã  
Blogger Poor said...

Frog, não é uma obra prima mas tem o seu interesse!

Ana, é bom, para nos apercebermos das mensagens subtis!

zuka, e tirar do palanque aquelas estrelas que escrevem no público?coitadinha de mim!:)

periférico, o "toque" também se sente à distância!:)

quiosk, nem sei bem o que dizer...mas é verdade, a coragem de avançar!Eu continuo a acreditar na evolução...:)

t-shelf, é melhor, senão a lilla deslinca-te!:D

angela, obrigada a ti, que o fazes tão bem!:)

lilla, vamos sim!:)depois venham contar-me o que acharam!

9:17 da manhã  
Blogger Poor said...

T?, benvindo!Podes crer, já começo a fulminar logo à segunda feira!:)

piotr, faz sim, e uns mais do que outros!:)

fred, que é isto?Publicidade não solicitada???tu põe-te fino, pá!

voudaquiparaali, aguarda então pelo dvd!:)bijus

armando, não tem de quê!:)Depois vem dizer-me o que achaste!

riqui, tu deves estar num sítio privilegiado para este tipo de "colisões". tenho amigos que me contam histórias incríveis...:)beijinho

9:25 da manhã  
Blogger Poor said...

birdie, totalmente de acordo, tem a ver com disponibilidade também!
E sem dúvida que o virtualismo nos faz perder muito!:)beijos

boleia, e tu ainda vais sabendo algumas das minhas!;)benvinda minha querida!:D Põe lá esse blog a funcionar para eu mostrar aqui aos meus amigos!:)

Um príncipe no meu humilde blog!?!:)Seja benvindo e sim, volta quando quiseres!!!:)depois vem dizer o que achaste do filme!

concha, olááá!É diferente do Magnólia, mas achei mais humano, não sei, são gostos!vai e volta!:)

sara, benvinda e obrigada!vai ver então!:)

duarte, olha, perdeu-se pelo caminho?:)

pitucha, em inglês chama-se Crash!eu sei o que é isso de andar atrás das versões originais!:)obrigada pela visita!

9:30 da manhã  
Blogger Maria Heli said...

O toque no amor, é fundamental. Só a amizade resiste á falta dele!
adorei o post. bjo

2:51 da tarde  
Blogger Miguel de Terceleiros said...

Quualquer desculpa é boa para armar confusão. A tolerância devia ser mais cultivada.

6:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|