terça-feira, janeiro 24

Deuce*


Ontem, a precisar de me desconectar da realidade lá fui eu para a terapia do cinema de fim de tarde!
Não, acalmem-se, não sou depressiva nem tenho tendências suicidas, mas não me importo nada de ir ao cinema sozinha, até me estava a apetecer!
Ainda por cima precisava de descomprimir um bocado, é mais barato e tal, ia ver o filme novo do Woody Allen.
Gosto da Scarlett e pouco mais sabia sobre o filme a não ser que tinha sido filmado em Londres o que já de si era uma fuga à 'regra Woody Allen'.
Conhecido por filmar como ninguém [para mim pelo menos] os ambientes 'Manhattan', desta vez entramos pelo court de ténis britânico a dentro, com tudo o que isso acarreta: snobeira, aristocracia, preconceito (sobretudo com os americanos).
Mas nem isto se vê bem no filme. Sinceramente, achei um tédio do início ao fim.
Quando vi a 'história da sorte' [The man who said 'I'd rather be lucky than good’ saw deeply into life.] pareceu-me que prometia realmente uma trama em que ressaltasse isto mesmo.
De como a felicidade de um depende das escolhas que se fazem, mas que estão condicionadas pela sorte. A tal história de a bola de ténis, naqueles momentos em que bate na rede, cair ou para um lado ou para outro, e de isso determinar a nossa vida. Parecia bonito, não era?
A trama é pouco emocionante, desculpem-me, a sério, mas se aquilo tinha alguma mensagem mais subtil, eu não a atingi!!
O rapaz, um canastro, coitado, tem um andar a imitar o top model, o típico gajo que anda sempre com uma das mãos no bolso, mas é a atirar para o baixo e inexpressivo.
Nem a Scarlett [que anda a abusar da cerveja, de certeza!] safa aquilo...
Bem, se não houvesse um jazz, eu nunca veria ali a mão do Woody Allen.
Até isso ele trocou pela ópera...
Palavra que isto não é a típica crítica do estilo, ai está habituada ao estilo antigo, nada receptiva a coisas novas, se foge muito do género já está mal..nada disso.
Um desalento, para mim!Não chega ao match point.

*Situação de igualdade no penúltimo ponto de jogo no ténis

26 Comments:

Blogger Unknown said...

se a scarlett tá gorda, não vejo.


e srte pa patroa, que assim não corre o risco de ser trocada no dia em que a scarlett passar por mim...

11:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Depois de ler este teu post, a minha vontade de ver o filme esmoreceu um pouco, mas ainda assim vou fazer por não o perder.

Saudações

PS - Se a cerveja tem esse efeito... vou ali e já venho! :)

2:12 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Também pertenço ao lote de pessoas que não ficaram fascinadas por esse filme!
Penso como tu.
Beijos

7:35 da manhã  
Blogger Ana said...

Eu ainda estou a deliberar...até porque adormeço sempre nos filmes dele :/ Ok..pronto, sou uma pobre de espírito, lol! E pagar para ir dormir para o cinema..hmmm..não me parece :P

8:54 da manhã  
Blogger mariannegreen said...

O filme não é mau. No entanto, está longe de ser o melhor de W.Allen. Falei de Match Point no meu blog. Convido-vos a darem uma espreitadela.

9:56 da manhã  
Blogger Naked Lunch said...

vou ver... depois digo-te o que achei... abraço :D

10:02 da manhã  
Blogger izzolda said...

Discordo quase totalmente do que dizes, amie! Tinha achado muitos dos últimos filmes dele algo secantes e estafados. Portanto este soube-me muito bem! Claro que tendo Londres como pano de fundo, era difícil eu não gostar ;)
Em relação ao assunto, mais do que falar de sorte, o filme fala de culpa. E de como a sorte não pode nunca resolver tudo.
Quanto aos actores, ele talvez seja um cadito canastrão; frieza a mais? Quanto à Scarlett, acho que está muito, muito sedutora....se aquilo é cervejola, acho que vou tentar começar a gostar :P
Bem, apesar disso, compreendo a opinião :)

10:20 da manhã  
Blogger merdinhas said...

Depois de ver também digo qualquer coisa.
Do "Manhattan" gostei bastante. Revi-o na TV em 2005.

10:21 da manhã  
Blogger Miguel said...

MMM. Depois desta critica, que não sei se será um dia a minha, no entanto muito bem escrita, acho que vou aguardar pelo dvd (são os que não é de todo necessário ver no grande ecran).
Carriço :-( , aquela da cerveja era para mim? eheheh!

11:05 da manhã  
Blogger Folha de Chá said...

:) Pois eu gostei. De Londres e da sorte. Do canastrão, não lhe achei grande piada, mas a Scarlett estava bem. A actriz secundária esteve melhor que bem. E a trama envolve sorte - muita sorte. A sorte do crime não descoberto e do castigo não aplicado. E de saber viver com a culpa e o remorso. Uma crítica a tants coisas desta sociedade. Gosto destes novos avanços de Allen. E como ADORO ópera, ainda gostei mais. Claro que jazz é excelente, mas nada como variar de vez em quando o tema de fundo. :) Claro que está também muito bem que não tenhas gostado, cada um com as suas críticas. :) :)

11:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei de ler o que escreveste, e alguns comentários deram um contraponto interessante. Não vi o filme. Tendo em conta que gosto bastante de vários filmes do WA, fica para pedir emprestado em dvd, como sugere o Miguel.

1:18 da tarde  
Blogger fernando lucas said...

O.k. eu já vi o filme, e também foi ontem.
Gostei que o Woody deixe de entrar nos seus filmes como actor principal. Gostei de não haver teorias do "patinho feio" e " coitadinho de mim" do costume.
É um filme normal nada mais que isso. Se o filme foi uma seca, parado, eu gosto de filmes parados, desde que sirva para transmitir algo com a falta de inércia (exemplo filme português "Alice" que adorei).
Porque se fala então tanto deste filme? Porque o Woody foi numa direcção oposta ao habitual. Só por ai é diferente, o mau ganha o final, nem sempre a beleza ganha e o amor passa para segundo plano.
Gostei da opera e foi bem escolhida, por que as operas no geral são tragédias, e o filme é uma tragédia de amores.
Isto é o Woody a dizer... malta sei fazer um filme normal. não quero ficar na historia da 7ª arte só por fazer um tipo de cinema.
O Clint Eatwood já mudou há uns anos.
Também disse... vou deixar de fazer filmes de bang bang. Deve ter haver com a idade.
sim o actor de ontem (o grosso) tem um andar manco (uma mão no bolso e a outra balança para a frente e para trás, e uma perna descai mais que a outra).

1:26 da tarde  
Blogger MIN said...

Vai ver Pride & Prejudice que é do melhor...eu já tinha adorado o livro e o filme tb é muito bom!

2:37 da tarde  
Blogger AW said...

eu gostei, é cruel o papel da sorte porque não tem a ver com justiça, nem com «merecer» nem com ser bom ! Sorte é sorte e acontece a quem tem sorte (mesmo que de todo nada faça por isso)

4:23 da tarde  
Blogger fernando lucas said...

BINGO marion!

4:42 da tarde  
Blogger Periférico said...

Apreciei o teu espírito crítico!Depois de ver dar-te-ei a minha opinião!

Beijos;-)

5:13 da tarde  
Blogger lilla mig said...

Eu também gostei bastante, mas o Woody não pode agradar a todos, não é? :) Beijito

5:21 da tarde  
Blogger FMS said...

Tardes no King, então...

9:07 da tarde  
Blogger Poor said...

sándro ibo, tu não vais ao cinema por isso shiu!:D

carriço, vai sim. eu escrevi mesmo para saber a opinião das pessoas!

pitucha, join the club

nocas, isso não se faz!!!!:)

marianne, a expectativa seria grande, talvez!

naked lunch, si si, plize!:)

9:15 da tarde  
Blogger Schwarz said...

Adoro o Woody Allen, sobretudo nas comédias (bananas, herói do ano 2000, Escorpião de Jade, etc etc...) mas n me lembro de gostar de um único filme dele sem ser interpretado tb por ele...

9:18 da tarde  
Blogger Poor said...

izzolda, gostos são gostos!Londres mal se vê, tirando naquele espectáculo de apartamento (lindo!)!!!:)A Scarlett aparece sedutora numa ou outra cena , porque a personagem dela é de uma desorientada!E aparições de remorsos?(aqui foi quando desisti!)

merdinhas, sim!:)

miguel, é melhor ir ver, não vá depois dizer que não o viu no grande ecrã...remorsos!:)

folha de chá, se calhar não ficou bem claro nas minhas palavras que não é uma crítica à mudança, nem eu esperava ver os clichés do costume! Mas sinceramente esperava que ele soubesse manter a mestria dos diálogos, mesmo que com conteúdos diferentes!A secundária era boa sim, pena a personagem não ser mais interventiva, são gosto, realmente!:)

9:24 da tarde  
Blogger Poor said...

Rosa, pronto, é isso, uma questão de gostos!Eu não me emocionei, não me ri (tirando na parte do crime, por ser tão surreal)...

pedro, boa!:)

manualdedeus, concordamos no actor, prauntos!e já tiveste dose que chegue!:)

min, só como última opção, gostava de ir ver outros primeiro!E depois de ver um magistral Collin Firth a fazer de Mr. Darcy, duvido que me encante por outro!:) quem sabe!obrigada pela dica!

ana, não sejas assim...:D

marion, eu até disse que o tema me pareceu o melhor, prometia, só acho que não gostei da forma como se reflectiu em personagens tão pouco emotivas!porque a sorte também toca a todos!:)

periférico, força!:)

lilla, pois não...

ringthane, não, tardes na cidade do Porto!:D

zarolho, não gosto nem mais nem menos quando é o próprio a encarnar alguma das personagens!Mas aqui, entras noutra dimensão, prometedora, dizem os críticos!:)

9:32 da tarde  
Blogger Duarte said...

Não vou ler este já, sim? É que não consegui ver o filme no passado fim-de-semana e tenho a certeza que estás a contar tudo, inclusive como acaba.

Conversamos depois, está bem? Em todo o caso, aposto que dizes mal da Diva Johansson linha sim, linha não. Enfim, mais um clássico feminino...

10:24 da tarde  
Blogger Jazz Manel said...

Hello, eu vi e gostei!...Não tenho visto os ultimos do woody allen, tenha a sensação que ele está sempre na mesma história, perdi o interesse pelos filmes dele, mas este eu gosto, é mordaz, ele consegue por na tela toda aquela fleuma very british...e depois a ironia à Woody está lá...Quanto à Scarlett, acho que tem pinta, não é uma beleza tipo Barbie, é feminina algo que vai faltando nos dias de hoje!...Quanto ao actor!!!...tem ar de anjinho diabólico!....

9:46 da manhã  
Blogger Sukie said...

Nunca fui fã do Woody, mas dou sempre uma oportunidade. Bjs

12:10 da tarde  
Blogger PR said...

ktb gosto muito da scarlet.

2:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

|