terça-feira, outubro 18

esperança e desespero



o castelo andante

É um filme bonito, para quem gosta do género do desenho à la heidi, contudo, e para não variar, das coisas que sempre me fez confusão nos desenhos animados japoneses foi o facto de nunca as personagens terem referências familiares, serem quase todos órfãos (só me lembro da cena do Marco a passar em baixo da ponte e a mãe em cima!).
Também aqui os personagens principais são pessoas eminentemente sozinhas mas com uma força para amar impressionante. Aliás, só o amor vence tudo no fim!
(O cão que aparece no cartaz é 'a figura', emite uns sons que fazem lembrar o cão afónico da vodafone!)
Tem magia, tem nostalgia, tem humor...gostei


alice

ontem fui ver o 'alice', e aqui a parada é outra!
Drama psicológico intenso, uma excelente interpretação de Nuno Lopes, que nos consegue levar a sentir (e a mim que nem sou mãe) o que será o desepero de perder um filho!Compelido por um sentimento, que parece de culpa, Mário criou uma rotina que o mantém vivo e que não pode ser quebrada, caso contrário sabe que nunca mais verá a filha desaparecida (sem se perceber bem como é que ela desapareceu).
Tudo isto se passa numa Lisboa em tons de cinzento e azul, chuvosa e deprimida.

Tem pormenores incríveis, e o rigor e método quase patológico do personagem fazem-nos questionar como pôde ele esquecer o básico que seria, simplesmente, terem cortado os caracóis da Alice.
Saí com o coração apertado, mas contente por poder dizer que um filme português vale muito a pena.

ps. ambos os filmes têm música muito bonita!enjoy!

24 Comments:

Blogger Hugo Brito said...

o castelo andante: Curioso, a vida tem exactamente o tamanho de si mesma. Desconfio sempre de coisas que não têm o tamanho daquilo que pretendem ser, como o caso do amor.

alice: rotinas patológicas: como quem corta cartesianamente fatias de queijo, arruma peúgas segundo tratados romanos de arquitectura, lava o carro como quem esfrega a humanidade, beija com plástico Feira Nova na boca o tal amor que tudo salva.

:) bj

10:25 da manhã  
Blogger Zuka said...

Mais uma cine-dica!
Grazie!

10:34 da manhã  
Blogger lilla mig said...

Espero que o Alice chegue até cá! Obrigada! :)

10:58 da manhã  
Blogger Maria Heli said...

Tu e as tuas sugestões filmicas que quase nos fazem abandonar o local de trabalho para a sala de cinema mais próxima!
bjo

11:36 da manhã  
Blogger noasfalto said...

7 ondas de esperança, 1 onda de desespero, 7 ondas de esperança...

11:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Adoro as tuas sugestões cinematograficas.
Dá-me vontade de me levantar, e descansar o rabo das cadeiras do Passos Manuel, e pensar se o filme tivesse um som melhor, e nao tivesse tantos cortes, parecia quase um filme para crianças.

1:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ouvi a prova oral com o realizador e o nuno sobre "Alice" e confesso que fiquei bastante curiosa para ver o filme... e a tua crítica "ajudou à festa"... ;)

1:55 da tarde  
Blogger J.P. said...

Se tu recomendas, vou fazer os possiveis para não o perder.
Um beijo.

2:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bolas! Ainda aguçaste mais a minha vontade de ir ver o Alice... Quanto ao castelo andante, não é filme que vá ver ao cinema. Fica pra ver por casa :)

2:10 da tarde  
Blogger Raquel Caldevilla said...

adorei os comentários dos filmes, são dois dos quais tenho muita curiosidade de ver e é bom saber que gostaste :) espero também que n te importes de te por nos meus favoritos do blog :)
parabéns pelo teu, vejo-o todos os dias, apesar de não comentar :)*

2:26 da tarde  
Blogger Pedro Soares Lourenço said...

Estou com muita vontade de ir ver ambos ...mas falta me tempo. em breve em breve

2:35 da tarde  
Blogger Freddy said...

Volto a dizer duas coisas: tens uma rica vida e... Ainda bem que convidas sempre, não é???

Beijitos cinéfilos da Zona Franca

2:44 da tarde  
Blogger Sukie said...

Ai o Marco...o que eu chorei graças ao Marco. Era ainda muito pequenita mas aquilo mexeu comigo, arrisco a dizer que me traumatizou, nunca mais esqueci o pobre Marco...

2:52 da tarde  
Blogger Miguel de Terceleiros said...

Acho que que me tocou mais foi a dedicatória à mãe do Rui Pedro, o rapaz que desapareceu em 1998.
Arrepio e sal no canto do olho.

3:22 da tarde  
Blogger izzolda said...

Fiquei com vontade de ver os dois! :) E agora, e agora?

4:25 da tarde  
Blogger Maria João Resende said...

Também vi o Alice e achei que podia à vontade ter menos uns 15 minutos. A sensação opressiva de impotência não perderia nada com isso, e o filme talvez cansasse um bocadinho menos. A Beatriz Batarda vai muito bem (a conversa sobre as batatas fritas é arrepiante), mas o Nuno Lopes é absolutamente fabuloso! Dá vontade de aplaudir de pé...!

5:10 da tarde  
Blogger Ricardo M. said...

Qd tiver tempo vou ver :), passei só pa dar as boas tarde e um grande beijinho :)*******

5:45 da tarde  
Blogger Lua said...

Bem hajas minha querida pelas sinopses que em 3 tempos me deixaram com ganas de correr para a sala de cinema mais próxima (é curioso que inadvertidamente escrevi a palavra sinapses, o que não estará totalmente errado, visto que, neste momento, os meus neurónios cinéfilos deverão estar completamente adormecidos por falta de estímulo ; )
Beijinhos e fica bem.

5:58 da tarde  
Blogger Zorze Zorzinelis said...

Parecem-me duas boas propostas; só ainda tive tempo para ver o trailler do primeiro e gostei muito do que vi! beijo alienado*

6:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parece impossível que só agora ao fim da tarde venha visitar este sítio que já faz parte da minha rotina (quem diria!!) Tenho que ir ver a Alice!
Beijo.

6:35 da tarde  
Blogger Ana said...

Quero, quero, quero!! Os dois, mas, para ver "Alice" tenho que me preparar....

6:55 da tarde  
Blogger Poor said...

Hugo, com beijos de plástico feira nova é natural que desconfies do amor!*

Zuka, de nadini!:)

Lilla, é capaz de chegar…espero também!!!

Maria, não faças isso, apanha antes uma sessão de fim de tarde! as melhores, pouca gente e mais relaxantes!

Noasfalto, boa regra!:)

Voudaquiparaali, calculei que sim…é um bocadinho desesperante!

Anónimo, pois eu não achei as cadeiras do Passos Manuel assim tão confortáveis, confirmo os cortes e o som menos bom! Ainda assim, foi bom voltar lá!

Sara, então vai!:)acho bem!

j.p., por quem sois?:) se eu recomendo…até corei!:)

milocas, eu por acaso sempre achei um piadão a ver desenhos animados em ecrã gigante, coisas de criança…!:)

Rosa, pois, está aqui explicado, é duro!

Rapunzel, obrigada pelos elogios e por comentares!!a casa é tua!

Pedro, em breve, em breve!v. resposta a maria heli!:)

Fred, não sejas assim…beijoquititas fofiquitas!:D

Moonj_rita, o Marco era tremendo,avassalador, que desespero!:)

Ângela, benvinda, nada mudou por cá!:)

Miguel, oh rapaz, mas ultimamente só choramingas?:D

Izzolda, e agora vês os dois!:D

Optimist, ainda assim prende-te do início ao fim…e sim, dá vontade, o que é muito bom!:)

Bordas, obrigada pela pausa!beijinhos!

Lua, obrigada!:) vamos lá atacar essas sinapses então!

Zorze, beijo alienado para ti também!novo visual? Tás lindo!:)

Te, vais amar, parece-me..mas leva o lencinho, já sei o que a casa gasta!

Nocas, é melhor não, é ir, ver e pronto!:)

9:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

amie, mas eu não disse que não gostava! falta é dinheiro pra essas coisas :p

9:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Alice conto ir ver em breve. Pena é não estar no Arrábida...

Saudações

12:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

|